Pan-americano | GE.Net | 28/07/2007 22h23

Com dois de Falcão, Brasil bate Argentina e conquista ouro

Compartilhe:

Rio de Janeiro (RJ) - O futsal estreou nos Jogos Pan-americanos e cativou a torcida. Não poderia ser diferente, já que o Brasil, principal força da modalidade, novamente entusiasmou os espectadores presentes na arquibancada do Pavilhão 3B do Complexo Riocentro. A equipe verde-amarela venceu a Argentina por 4 a 1 e conquistou a medalha de ouro.

Falcão, aliás, marcou dois gols na partida e encerrou sua participação no Rio-2007 como artilheiro, com sete no total. O atleta também infernizou, chegando até a irritar os adversários, com dribles desconcertantes, características de seu estilo de jogar. Sua expectativa de terminar a competição com 200 gols com a camisa verde-amarela, no entanto, foi frustrada.

A campanha da equipe brasileira, no entanto, não começou da forma esperada. Na estréia, os comandados do técnico PC Oliveira venceram a Guatemala por 4 a 1. A torcida, que esperava goleada, desanimou. Somente na segunda partida que os ânimos se elevaram: 8 a 0 diante de Cuba, principal adversária nos Jogos Pan-americanos.

A classificação garantida para as semifinais foi importante na partida contra o Paraguai, equipe mais forte da primeira fase. Em jogo bastante duro, os atletas nacionais conseguiram superar as dificuldades e triunfaram por 2 a 0, garantindo o primeiro lugar do grupo.

Com a vitória no futsal, o Brasil soma a 41ª medalha de ouro na competição. Mesmo assim, permanece em segundo lugar no quadro geral, atrás somente dos Estados Unidos, disparado com 87, e da grande rival Cuba, com 47.

A partida. Quem esperava um início difícil e bastante disputado se enganou. O Brasil, com liberdade para atacar, encontrou o primeiro gol logo com 40 segundos de bola rolando. Falcão, com maestria, aplicou um chapéu no goleiro argentino e empurrou para o fundo do gol de cabeça.

A vantagem nos marcadores deu tranqüilidade aos jogadores brasileiros. Rodando bem a bola no setor ofensivo, os atletas nacionais exploravam as falhas de marcação do rival sul-americano. Em cobrança ensaiada de falta, Falcão recebeu a bola na meia esquerda e soltou o pé para marcar o seu segundo tento na partida, aos 10 minutos da primeira etapa.

Empolgados com a torcida, o Brasil começou o segundo tempo pressionando a saída de bola da Argentina e a tática deu certo. Aos 15 minutos, Vinicius recebeu passe em jogada rápida de contra-ataque e, cara a cara com o goleiro, não desperdiçou: 3 a 0.

A vantagem de três gols no placar fez com a que a seleção brasileira pecasse na marcação. Em cobrança de escanteio, o argentino Amas apareceu livre dentro da área do goleiro Rogério e marcou o gol de honra para os hermanos.

Faltando apenas um minuto para o encerramento da decisão, o Brasil achou mais um gol. Marquinhos, aproveitando uma sobra de bola da defesa argentina, arriscou um chute de perna direita e balançou as redes, sacramentando o ouro.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS