Pan-americano | GE.Net | 15/07/2007 07h01

Brasil passa pelo primeiro desafio rumo ao ouro com vitória

Compartilhe:

Rio de Janeiro (RJ) - A seleção brasileira feminina de vôlei começou com o pé direito a disputa dos Jogos Pan-americanos. No jogo que fechou a rodada deste sábado no Ginásio do Maracanãzinho, o time comandado pelo técnico José Roberto Guimarães levantou o público carioca e fez 3 sets a 0 no Peru, parciais de 25/15, 25/19 e 25/12.

Favorito ao ouro ao lado de Cuba e Estados Unidos, o Brasil tenta recuperar o título dos Jogos Pan-americanos. A última conquista do país na competição foi em Winnipeg-1999, em uma final inesquecível diante das cubanas.

O Brasil volta a jogar neste domingo, às 22 horas, no Ginásio do Maracanãzinho. O adversário será a República Dominicana, que ganhou na estréia da frágil seleção mexicana.

O maciço apoio da torcida fez a seleção brasileira começar o jogo a todo vapor. Tanto que o time do técnico José Roberto Guimarães - que teve a presença de Sassá como titular na vaga de Jaqueline - marcou os três pontos iniciais da partida. Só que o Peru começou a incomodar e empatou o marcador em 6 a 6, aproveitando dois erros das donas da casa.

Na seqüência, apesar de ainda demonstrar instabilidade na recepção, a equipe vice-campeã mundial passou, aos poucos, a abrir frente no placar, principalmente depois de dois pontos de bloqueio. Frágil, o Peru não trouxe mais resistência e acabou derrotado na primeira parcial: 25 a 15.

No segundo set, as ações começaram equilibradas. Após erro no ataque de Mari, um ponto de bloqueio de Zamudio e um toque na rede de Paula Pequeno, o Peru assustou a torcida brasileira e abriu 12 a 8.

O Brasil acordou apenas na última parte do set, depois do segundo tempo técnico. Com as entradas da levantadora Carol Albuquerque e da oposto Sheilla, na inversão do 5-1, o time ganhou ânimo em quadra e virou com facilidade o marcador, até fechar a parcial em 25 a 19.

A partir daí, as peruanas ficaram entregues. Mesmo sem forçar muito o ritmo, as brasileiras abriram frente desde o início do terceiro set. Em um contra-ataque bem definido por Paula Pequeno, as donas da casa chegaram ao segundo tempo técnico sem sustos: 16 a 8.

No final, o técnico José Roberto Guimarães resolveu dar ritmo de jogo a algumas de suas reservas. Com a presença de Sheilla, Erika e Regiane, o Brasil definiu a partida em 25 a 12.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS