Pan-americano | Com JS Online | 05/06/2007 17h25

Balão Cauê voa em 16 cidades durante passagem da tocha

Compartilhe:

Pan-americano

Rio de Janeiro (RJ) - Um balão de 41 metros de altura no formato do solzinho Cauê, mascote do Rio 2007, será uma das atrações do Revezamento da Tocha Pan-americana em 16 cidades. Produzido pelo Ministério do Esporte para promover o Pan do Rio, o balão realizará pequenos vôos próximos ao final do percurso do revezamento em cada uma das 16 cidades e ficará no Rio de Janeiro até o final do Parapan. As demonstrações se iniciaram neste dia 5 de junho, na recepção da Tocha em Santa Cruz Cabrália, no litoral baiano.

As próprias cidades se incumbem de selecionar os participantes dos vôos entre estudantes da rede pública, participantes de programas sociais, personalidades locais e a imprensa. Cada passeio aéreo tem duração de cerca de cinco minutos e atende duas pessoas por vez. Crianças entre cinco e 14 anos devem estar acompanhadas pelos responsáveis.

A área para ancoragem do balão é de 40m x 40m próxima ao local de chegada do revezamento da tocha, permitindo que o mesmo público acompanhe a cerimônia da tocha e as subidas do balão. Pelas suas dimensões, o balão será uma referência do evento de encerramento do revezamento nos 16 municípios. Ao ser suspenso, a 40 metros de altura (equivalente a um prédio de 12 andares), o maior balão já produzido na América Latina para fins promocionais poderá ser visto num raio de cinco quilômetros se as condições de visibilidade estiverem boas.

A aeronave pesa cerca de 600 quilos e obedece a todos os critérios de segurança exigidos para vôos. Possui seguro aeronáutico para cobertura de danos pessoais e danos materiais de terceiros.Vinte e quatro cabos de aço inox sustentam o corpo do balão, confeccionado com material resistente ao calor produzido pelo gás propano, combustível que o infla internamente e alimenta o vôo.

Sete pessoas, incluindo o piloto, compõem a equipe operacional. O balão voa preso a cordas, o que garante segurança total aos passageiros e uma subida suave, que dura entre 10 e 20 segundos de acordo com a altura escolhida. Ele só sobe ao céu se as condições climáticas (ausência de ventos e chuvas fortes) permitirem.A operação está a cargo da Interlog, empresa especializada na concepção e logística de eventos de grande porte, há quinze anos no mercado.O balão passará por todas as regiões do país. O roteiro selecionado, além de contemplar todas as regiões do Brasil, proporciona a aparição do balão em períodos regulares até sua chegada ao Rio de Janeiro, onde permanecerá durante a realização dos Jogos.

Veja as 16 cidades escolhidas e a data do evento: dia 5/6: Santa Cruz Cabrália; 7/6: Belo Horizonte; 9/6: Salvador; 11/6: Brasília; 12/6: Recife, 16/6: Fortaleza; 19/6: São Luis, 23/6: Manaus; 26/6: Cuiabá; 29/6: Porto Alegre; 1º/7: Florianópolis; 3/7: Curitiba; 8/7: São Paulo, 10/7: Nova Iguaçu; 12/7: Niterói; 13/7: Rio de Janeiro.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS