Olimpíadas | Gazeta Esportiva.Net | 11/08/2008 06h11

Seleção passa fácil pelas russas, que se complicam em Pequim

Compartilhe:

Pequim (China) - Responsáveis pela eliminação brasileira na semifinal dos Jogos Olímpicos de Atenas há quatro anos, a Rússia simplesmente sumiu em quadra no reencontro olímpico das duas equipes em Pequim. Na madrugada desta segunda-feira (no Brasil), a seleção do técnico José Roberto Guimarães passeou contra as atuais vice-campeãs olímpicas, vencendo por 3 sets a 0, parciais de 25/14, 25/14 e 25/16.

Após duas rodadas da competição, a seleção brasileira lidera o grupo B com 100% de aproveitamento. Na próxima rodada, as brasileiras enfrentarão a Sérvia, vice-líder da chave, também com duas vitórias.

Já a Rússia ainda não conseguiu vencer na competição. Na primeira rodada, foi vencida pela Itália por 3 sets a 0 e agora está em situação complicada na competição. A chance de recuperação será contra o Cazaquistão, também na quarta-feira.

O jogo - A expectativa era de um confronto duro contra as atuais vice-campeãs olímpicas, mas a realidade acabou sendo bem diferente e o Brasil não enfrentou nenhuma resistência durante a 1h03 de duração do jogo.

Como as duas equipes não se enfrentaram na reta final de preparação olímpica, Zé Roberto começou o jogo com sua equipe base formada por Walewska, Mari, Paula Pequeno, Fofão, Fabiana e Sheilla para evitar surpresas. O temor de alguma \\\'novidade\\\' impactante da Rússia acabou não se concretizando, pelo contrário.

Em uma atuação bastante irregular e com muitos erros de jogadas, as russas não conseguiram nem mesmo tirar proveito de sua principal característica: as bolas altas, que não marcaram presença na partida.

O Brasil começou o jogo com determinação e não demorou para colocar seu ritmo na partida. Fabiana e Paula Pequeno foram os destaques do grupo com 14 e 13 pontos, respectivamente.

Liderando desde o início com dois ou três pontos, as brasileiras dispararam com 10/8, marcando oito pontos consecutivos sem reação russa. Com problemas na recepção, a Rússia não encaixou seu passe e tentou apenas não ficar em grande prejuízo.

O técnico Giovanni Caprara mexeu no grupo, colocando Godina e Akulova, mas 21 minutos foi tudo o que o Brasil precisou para fechar em 25/14. A parcial seguinte foi uma perfeita reprise da anterior: 21 minutos para fazer 25/14. As russas chegaram a estar na frente no marcador com 3/1, mas a reação brasileira foi automática.

Quatro pontos consecutivos restabeleceram a situação favorável, que não foi mais perdida. Zé Roberto aproveitou a tranqüilidade do jogo para colocar Thaisa e Sassá, que já tinha entrado no primeiro set, em quadra. Caprara recorreu novamente a Godina, arriscando também com Pasynkova e Merkulova.

Apesar de as russas terem conquistado dois pontos a mais no set decisivo, a parcial foi ainda mais curta: 20 minutos. O treinador italiano mexeu apenas duas vezes no time, enquanto no Brasil, desta vez, além de Thaisa, Jaqueline também teve chance de jogar.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS