Olimpíadas | Gazeta Esportiva.Net | 09/08/2008 17h39

Com ajuda de goleira, Brasil derrota a Coréia do Norte e lidera

Compartilhe:

Shenyang (China) - O Brasil não jogou bem e contou com uma má atuação da goleira Myong Hui Jon para fazer 2 a 1 na Coréia do Norte na manhã deste sábado, em Shenyang, pela segunda rodada do Grupo F do futebol feminino nos Jogos de Pequim.

O resultado alçou o time canarinho para a liderança da chave, com quatro pontos, mesmo número que a Alemanha, mas levando a vantagem no critério de gols marcados. As norte-coreanas permanecem com três e caem para terceiro, enquanto a Nigéria segue com zero.

O time do técnico Jorge Barcellos entrou em campo pressionado, já que as germânicas bateram as africanas na abertura da rodada, no início da manhã, mas mostrou um futebol pouco convincente. O time tinha muitas dificuldades para passar do meio-campo no início de jogo e eram as norte-coreanas que atacavam mais. No entanto, na primeira chegada das vice-campeãs do mundo, aos 14 minutos, Jon entregou o ouro.

A goleira asiática recebeu passe na fogueira e tentou sair jogando. Atenta, a meia Daniela Alves pressionou e desarmou a rival, tendo o trabalho de apenas empurrar a bola ao gol vazio para abrir o placar. O gol desanimou as norte-coreanas, que contavam com o apoio de uma torcida numerosa e barulhenta. Logo aos 22, em nova bobeada de Jon, Marta ampliou: a melhor do mundo recebeu de Cristiane, antecipou a goleira e tocou com estilo, com o pé esquerdo.

Pouco depois, Marta quase fez seu segundo ao desviar bom cruzamento de Rosana. A partir dos 30 minutos, porém, as meninas da equipe verde-amarela passaram a administrar a vantagem, mantendo o placar inalterado para o intervalo. Na etapa complementar, o time seguiu em ritmo lento no começo, e viu as norte-coreanas pressionarem. No entanto, o rival, desorganizado, errava muito na frente e abusava do jogo aéreo.

Em duas destas jogadas, quase que as norte-coreanas descontaram. Na primeira tentativa, Andréia teve que se desdobrar para desviar cruzamento fechado da esquerda. Em seguida, aos 13 minutos Gyong Ri ganhou pelo alto e cabeceou com perigo. A equipe, porém, não conseguiu manter o ritmo, e o jogo ficou truncado no meio, com muitas faltas violentas e poucas chances de gol.

Os dois treinadores até tentaram dar ânimo novo as equipes, fazendo alterações, mas a partida seguiu fraca até o final, com as brasileiras trocando passes e as norte-coreanos não mostrando força para reagir. No entanto, pouco antes do fim, aos 48, Suk Ri, bateu forte após bela triangulação e descontou.

Com a classificação praticamente garantida (os dois primeiros de cada grupo garantem vaga na próxima fase, assim como os dois melhores segundos colocados), o Brasil volta a campo na terça-feira, quando encara a lanterna Nigéria às 6 horas (de Brasília) em Pequim. No mesmo horário, só que em Tianjin, Alemanha e Coréia do Norte se enfrentam.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS