Mountain Bike | Da Redação | 13/07/2019 11h36

4º Desafio das Araras de Mountain Bike será realizado em Piraputanga

Compartilhe:

O distrito de Piraputanga, pertencente a Aquidauana, vai promover, no dia 25 de agosto, a quarta edição do Desafio das Araras, evento que encerra as atividades festivas do aniversário de 127 anos do município, comemoradas em 15 de agosto.

A etapa é a sequência do circuito de MTB do Desafio das Araras, que tem o objetivo de aliar esporte, turismo, lazer e aventura, divulgando os atrativos turísticos de Mato Grosso do Sul. A última edição do evento ocorreu na cidade de Bodoquena, em 2 de junho, com a participação de 399 atletas de 26 cidades dos estados de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e São Paulo, Paraguai e Uruguai.

Homologada pela Federação de Mato Grosso do Sul de Ciclismo (FMSC), a prova envolve corridas de mountain bike e abrange três categorias diferentes: pró, sport e turismo, masculino e feminino.

Os atletas vão enfrentar percurso por estradas de terra, trilhas naturais cercadas pela Serra de Maracaju, com parada para banho na prainha as margens do Rio Aquidauana, que passa pela antiga Estação Ferroviária, Furnas dos Baianos e o trecho desafiador do Morro do Paxixi, no distrito de Camisão. Os participantes percorrerão uma estrada estreita de terra com pedras soltas, bastante íngrime, mas cheia de riquezas naturais, local ideal para a prática de esportes radiais, como o MTB.

Lidiany Nunes, campeã da categoria sport (Foto: Divulgação)

Os cinco melhores colocados de cada categoria serão premiados com troféus, e todos os participantes da prova irão receber medalha.

Conforme a programação do evento, no sábado (24/08), haverá o tradicional Passeio Ciclístico, na cidade de Aquidauana, com roteiro turístico para contemplar a história da cidade, que possui construções de valores histórico-culturais, como a Igreja Matriz Nossa Senhora Imaculada Conceição, juntamente à Casa Paroquial Padre José May, residência dos Missionários Redentoristas que atuam na Paróquia.

Além disso, vale destacar o Museu de Arte Pantaneira Manoel Paes de Barros e o Museu Marechal José Machado Lopes, que possuem um vasto acervo de itens historicamente importantes como armamentos e artefatos usados na Guerra do Paraguai, e registros oficiais do município.

Josimar Schimanski, campeão da categoria pró (Foto: Divulgação)

A Praça Afonso Pena ou “Praça dos Estudantes”, como é popularmente conhecida, abriga a Biblioteca Municipal e a Casa do Artesão. E, localizada ao lado da antiga Estação Ferroviária, hoje sede da Secretaria de Cultura e Turismo da cidade, está a Feira da Estação, onde são comercializados os produtos agrícolas da Aldeia Indígena Limão Verde. O primeiro dia de evento encerra com um Show de Recepção aos atletas no pátio da Estação Ferroviária (atração a confirmar).

As inscrições para o Passeio Ciclístico serão realizadas no dia 24 de agosto, dia do evento, das 14h às 16h, no stand de inscrições, no pátio da Estação Ferroviária. No ato da inscrição, o atleta deverá doar 1 quilo de alimento não perecível, que será destinado à entidade social do município. E para a prova da etapa, as inscrições encerram no dia 18 de agosto e podem ser feitas com 10% de desconto até o dia 15 de julho.

Quem quiser se inscrever basta acessar o site: www.desafiodasararas.com.br

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS