Motociclismo | Da Redação/Com Assessoria de Comunicação da FEMEMS | 25/05/2012 10h59

Naviraí recebe abertura do Estadual de Cross Country em junho

Compartilhe:

Naviraí (MS) - No dia 02 de junho, um sábado, a cidade de Naviraí realizará a abertura do campeonato Sul-mato-grossense 2012 de Cross-country, esta que é uma das modalidades mais tradicionais do motociclismo brasileiro. Em Mato Grosso do Sul, o estadual será disputado em cinco categorias: Cadete; Sênior, Nacional, Open (Força Livre) e Quadriciclos.

“Vamos resgatar o Cross Country este ano e valorizar mais os nossos pilotos, corrigir erros do passado e oferecer um campeonato melhor organizado”, informa André Azambuja, presidente da Federação de Motociclismo do Estado de MS (Federação de Motociclismo do Estado de Mato Grosso do Sul – FEMEMS).

Nos anos anteriores, ocorreram equívocos por parte de alguns pilotos que participaram de provas ‘promocionais’ entituladas e rotuladas de cross country. Na verdade, estas tais ‘provas promocionais’ foram realizadas sem que seus organizadores observassem alguns critérios, proporcionando aos pilotos estaduais o que mais parecia um “velocountry” ou “crossterra”. Ou seja, não eram nem Cross Country, muito menos Velocross (ou Veloterra). Fou uma fusão que originou muita ‘confusão’.

“Algumas provas promocionais (‘Piratas’) fugiram absurdamente do conceito do que é um verdadeiro Cross Country. A origem deste esporte está nos passeios pelo meio do mato, curtindo a natureza, e acelerando forte para ver quem chega primeiro. Cross Country é como o Enduro: É sujar a moto; é o piloto buscar superar seus limites físicos e técnicos. Porém, o grande diferencial do Enduro para o Cross Country é que, neste último, o piloto compete diretamente com os demais pilotos, sempre acelerando e atingindo altas velocidades”, explica Salvador Machado, diretor de prova da Femems e organizador de vários eventos de Cross Country em MS.

O Cross Country

No cross-country, os circuitos são totalmente demarcados e as pistas geralmente são mais longas. As competições são realizadas em estradas secundárias ou trilhas, e as equipes não devem ter conhecimento do trecho a ser percorrido antes da prova. Normalmente são trechos com grau de dificuldade bastante elevado. Muitos buracos; erosões e valas; travessias de riachos e ribeirões; tudo em alta velocidade. Os pilotos desta modalidade estão equipados com motos ‘off-road’, nacionais ou importadas, devidamente preparadas para enfrentar a ‘pauleira’ dos sessenta minutos seguidos, que é o tempo limite para a conclusão de uma prova ou ‘bateria’.

Pelo Regulamento 2012 da modalidade, denominam-se “competições de CROSS COUNTRY as provas que se desenrolam por um circuito fechado, com trilhas e caminhos, podendo ter obstáculos naturais ou artificiais, sendo, em síntese, uma prova de Resistência, Habilidade e Velocidade”. As pistas deverão ter no mínimo 2 km e no máximo 20 km de extensão, independente do número de voltas. O segredo é: “Preparo Físico! Resistência! Disposição! Vontade de vencer e de se superar e, ressaltando, muito preparo físico mesmo”, avisa Salvador.

Campeonato Estadual

O Campeonato 2012 será dividido em etapas, cinco delas confirmadas, e outras três em negociações. O calendário prevê as etapas de Naviraí (02/06); Campo Grande (2ª Etapa -14/07); 3ª Etapa do Cross Country em Anastácio (11/08); Campo Grande (4ª Etapa - 14/10); e, novamente a Capital estadual, sediando a 5ª Etapa no dia 28 de outubro.

Este ano, o estadual será disputado nas seguintes classes: Categoria Nacional – Para motocicletas de fabricação em série nacional; Categoria Open – Qualquer motocicleta off-road, nacional ou importada; Categoria Sênior – Pilotos que completarão 35 anos em 2012 e mulheres com idade a partir de 14 anos, podendo usar qualquer tipo de moto. Categoria Cadete – Para motocicletas de fabricação em série nacional, com motores 04 (quatro) tempos de até 200 cilindradas e motocicletas com motores 02 (dois) tempos de até 180 cilindradas. E, por último, a interessante Categoria Quadriciclo – Para veículos de qualquer tipo/modelo ou cilindrada.

Os campeões 2011 da modalidade foram: Categoria Cadete – Faberson Richard (Aquidauana/MS); Categoria Nacional – Thiago Perez (Bonito/MS); Categoria Sênior: Ciro Eduardo (Campo Grande/MS); Categoria Open: Paulo Zanin – Aquidauana/MS. Não houve competições na categoria Quadriciclo no ano passado por falta de pilotos e máquinas. “Vamos tentar reverter esta situação e promover as corridas de quadriciclos, nem que sejam cinco ou seis a alinhar no gate nas etapas de 2012”, disse o presidente da Federação.

A etapa inicial do Cross Country terá início às 15h30 horas do sábado (02/06) e o local da prova, ou percurso, ainda está sendo definido pelos organizadores. O evento é uma realização do Moto Clube Pataxós do Asfalto e Prefeitura Municipal de Naviraí, com supervisão da FEMEMS.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS