Luta Olímpica | Lucas Castro | 06/04/2019 06h00

Atleta de Luta Olímpica realiza pastelada para competir no RJ

Compartilhe:

O atleta campo-grandense Gabriel Mota Martinez de Souza, de 16 anos, classificou-se para o Campeonato Brasileiro Cadete de Wrestling 2019, modalidade conhecida também por Luta Olímpica. A competição nacional será realizada no dia 13 de abril, no Velódromo do Parque Olímpico da Barra, no Rio de Janeiro-RJ. As lutas ocorrerão nos estilos greco-romano, livre e wrestling feminino.

Realidade latente em Mato Grosso do Sul, Gabriel Mota, de 16 anos, assim como outros atletas do estado, não tem condições financeiras parar arcar com os custos da viagem, que incluem, alimentação, hospedagem e transporte. Para levantar fundos, a família de Gabriel realizará a 3ª Pastelada Entre Amigos no dia 7 de abril (domingo), às 11h.

Trajetória no tatame

Gabriel fez sua primeira luta de Wrestling em 2017, no 32º Jogos Escolares Campo-Grandenses, garantindo o terceiro lugar na categoria A (15 a 17 anos), com pesagem de 58 a 68 kg. Ainda neste ano, participou do 1º Campeonato Brasileiro Infantil, em Contagem-MG, pela categoria Estilo Livre até 62 kg e levou para casa a medalha de prata.

Em março de 2018, o atleta participou da seletiva nacional escolar para a Gymnasiade, em São Paulo-SP. Na ocasião, Gabriel faturou a terceira colocação no estilo greco-romano até 60 kg. A competição definiu os atletas escolares que representariam o Brasil na Gymnasiade, maior competição escolar do planeta, que foi realizado pela primeira vez em Marrakesh, no Marrocos.

Pelo Campeonato Brasileiro Cadete de Wrestling 2018, realizado em março, em Niterói-RJ, Gabriel voltou para Mato Grosso do Sul com a medalha de bronze no peito. O atleta competiu na modalidade greco-romana até 60 kg. Três meses depois, o campo-grandense participou da Seletiva Municipal Escolar, ficando com o segundo lugar.

Gabriel (de verde) foi bronze no Brasileiro Cadete de Wrestling 2018 (Foto: Arquivo pessoal)

A primeira medalha dourada de Gabriel Mota veio no IV Open Goiás de Wrestling, em Goiânia-GO. Insatisfeito com apenas uma, o atleta decidiu trazer logo para Campo Grande duas medalhas de ouro, sendo campeão nas modalidades cadete e júnior.

Gabriel iniciou seus treinamentos em agosto de 2017 no Parque Ecológico do Sóter e no Centro Municipal de Treinamento Esportivo (Cemte), através do projeto social Jovem Talento Esportivo, oferecido pela Fundação Municipal de Esportes (Funesp). Atualmente, o atleta treina na RA Academia Fitness e Combat, por meio do projeto Wrestling Para Todos.

A mãe do atleta, Elaine Cristina Souza, relata como é ser mãe e principal apoiadora do filho como um competidor. "Ser mãe de atleta não é fácil. Todos os dias é uma batalha. Além da batalha diária que já temos, é conviver com surpresas, alegrias, tristezas, buscar e dar apoio. Quando se tem um campeonato, nós tentamos mandar esses meninos para competir, porque não temos apoio, infelizmente falta muito apoio".

Ela afirma que a Luta Olímpica ainda é pouco conhecida e divulgada. "As pessoas não conhecem a modalidade, ainda falta muita divulgação. Se nos pais não apoiarmos e divulgarmos, quem vai? Falta apoio do Governo, do município. Investir em atletas, é tirar meninos e meninas das ruas, da marginalidade".

Família de Gabriel Mota (Foto: Arquivo pessoal)

Segundo Elaine Souza, para Gabriel ter condições de competir no Rio de Janeiro, é preciso arrecadar em torno de 850 reais. "Temos que arcar com a anuidade da Federação do Rio de Janeiro e da Federação aqui do estado, a taxa de inscrição do Campeonato Brasileiro de Cadetes, além de outras despesas como alimentação, transporte. Não sabemos se teremos o apoio do poder público para esse transporte daqui até o Rio de Janeiro. Caso não tenhamos, teremos de disponibilizar van ou ônibus", finaliza.

Serviço

Ajude o atleta. O convite para a 3ª Pastelada Entre Amigos, em prol do atleta Gabriel Mota, custa 10 reais e dá direito a quatro pastéis.

Data: 7 de abril de 2019 (domingo)
Horário: 11h
Local: Rua Hugo Pereira do Vale, 501 – Bairro Mata do Jacinto.

Mais informações pelo telefone (67) 99248-5535.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS