Karatê | Gabriel Sato | 27/09/2020 07h43

Professor de karatê adéqua treinos às medidas de biossegurança

Compartilhe:

A pandemia do Novo Coronavírus (Covid-19) tem alterado a vida e rotina de todas as pessoas ao redor do planeta. No mundo do esporte, essa mudança não foi diferente. A prática das atividades físicas são essenciais para o corpo humano, ainda mais neste momento de caos, no qual manter a saúde e o bem-estar adequados possibilita uma alta imunidade. Sabendo disso, professores e donos de academias e escolinhas esportivas de Campo Grande, procuram transformar os ambientes de treinos em locais higienizados e seguros aos seus alunos. Professor de karatê shinkyokushinkai da academia Dojo Imperial, Cléber Castanho foi um dos primeiros profissionais do esporte na capital sul-mato-grossense a adequar os treinos às medidas de biossegurança da covid-19, e divulgar na mídia.

A divulgação fez a academia de Castanho lotar. Segundo ele, os treinos tiveram que ser separados para que não lotasse o dojo. "Tivemos que dividir os horários. Fui o primeiro professor a jogar na mídia as crianças treinando com máscara, os treinos sem contato físico respeitando o distanciamento e está lotado." O professor revela que não só os alunos voltaram aos treinos, seus pais também começaram a praticar a modalidade. Agora, ele treina as crianças, mães e pais. "Começo os treinos às 5h da manhã e vai o dia inteiro, até às 20h."

As federações de karatê shinkyokushinkai têm organizado competições virtuais neste período de pandemia. Entre os meses de abril e maio deste ano, ocorreu o 1° Campeonato Brasileiro Online de Karate Shinkyokushin, e os atletas campo-grandenses de Castanho conseguiram resultados positivos, com destaque na categoria kata. Thalyta Sayuri Silva Castanho, filha do treinador e faixa marrom, conseguiu o terceiro lugar na modalidade. O aluno Mazzel Harim Koppes Serpa Pontes foi vice-campeão na mesma categoria, e João Victor Camillo da Silva também conseguiu o segundo lugar no kata. Além da medalha de prata, João Victor, que é faixa preta, foi campeão no kumite, que consiste em 30 segundos de uma variação de golpes.

Cleber Castanho e sau filha,  Thalyta Sayuri (Foto: Arquivo Pessoal)

De acordo com Castanho, os campeonatos acontecem de forma online, os alunos gravam os movimentos e mandam para federação shinkyokushinkai. A partir disso, há uma comissão de arbitragem para avaliar os golpes. Segundo ele, a modalidade está a todo vapor neste período de isolamento social. "A shinkyokushin não para mesmo com toda essa pandemia. Nosso Mestre Shihan Denivaldo Carvalho e Shihan Dulce organizam campeonatos e treinos e tomam todos os cuidados de seus afiliados pelo Brasil."

Medalha do 1° Campeonato Brasileiro Online de Karate Shinkyokushin (Foto: Arquivo Pessoal)

O Dojo Imperial Shinkyokushin fica localizado na Rua Baronesa de Itu, 1684. Localizado na Vila Pioneira, a academia fica próxima a Associação de Pais e Amigos (Apae).

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS