Judô | Lucas Castro | 25/06/2019 16h08

Árbitros sul-mato-grossenses são aprovados em curso da IJF Academy

Compartilhe:

Os árbitros sul-mato-grossenses Luis Emílio Villanueva, Antônio Carlos Esmi e Gustawo Tolentino, que possuem graduação FIJ B, foram aprovados no Curso de Instrutor da Federação Internacional de Judô (FIJ), em Pindamonhangaba-SP, principal centro de concentração e treinamento do Time Brasil de Judô.

O evento foi realizado, de 17 a 22 de junho, em parceria com a Confederação Brasileira de Judô (CBJ) e Comitê Olímpico do Brasil (Cob), por meio do programa Solidariedade Olímpica do Comitê Olímpico Internacional (Coi). O curso, ministrado por renomados mestres da IJF Academy, foi inédito no país.

De acordo com a Federação de Judô de Mato Grosso do Sul (FJMS), foram seis horas diárias de práticas no dojô do Hotel Colonial Plaza, com aulas de Nage-Waza, Katame-waza e Nage no Kata. Na última sexta-feira (21) e sábado (22), os árbitros de Mato Grosso do Sul foram avaliados de forma pratica.

Entre os palestrantes estiveram Daniel Lascau, diretor esportivo da FIJ e campeão mundial em 1991, e o japonês Sanshiro Yamamoto, especialista em Kata e membro do departamento de graduação do Instituto Kodokan.

A IJF Academy disponibiliza, atualmente, em sua plataforma digital quatro cursos diferentes para atletas, treinadores, árbitros, e gestores que trabalham com judô: Instrutor de Judô, Treinador de Judô, IJF Nage-Waza e Katame-Waza, além do Certificado de Gestão Esportiva no Judô. Todos eles são online, gratuitos e têm um período de aulas práticas, exceto o curso de gestão esportiva.

Na cidade paulista, turma que participou do curso foi composta por 48 alunos brasileiros (32 técnicos e 16 árbitros), além de três estrangeiros da Grécia, Argentina e Uruguai. Segundo a CBJ, programa englobou disciplinas teóricas, habilidades práticas de treinador e ofereceu mecanismos para que os técnicos continuem aprendendo.

IJF Academy

A IJF Academy foi criada pela Federação Internacional de Judô, com o objetivo de educar treinadores, profissionais ligados ao esporte e também para ajudar ex-atletas a continuar seu caminho no Judô. A Academia é uma importante ferramenta de disseminação do conhecimento e dos valores do judô em todo o mundo.

O Brasil é um dos países com o maior número de participantes nos cursos da IJF Academy. Ao todo, 63 alunos brasileiros já concluíram seus estudos na academia da FIJ.

*Com informações da CBJ.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS