Jogos Escolares | Com Prefeitura de Costa Rica | 27/03/2024 11h15

Jogos Escolares promovem o handebol na primeira semana de abril

Compartilhe:

Nos dias 3, 4 e 5 de abril, a cidade de Costa Rica/MS será palco dos Jogos Escolares de Costa Rica (JECR), na modalidade de handebol, para as categorias Infantil (nascidos em 2011 e 2012) e Mirim (nascidos em 2013, 2014 e 2015). O evento acontecerá na quadra de esportes da Escola Municipal Fábio Rodrigues Barbosa e contará com a participação de aproximadamente 200 alunos/atletas de sete escolas do município, sendo cinco municipais e duas estaduais.

Conforme o coordenador do Desporto escolar, professor Rubens Pereira Lima, a prática do handebol nas aulas de Educação Física tem promovido uma mudança significativa no comportamento e na postura dos alunos, desenvolvendo diversos aspectos de sua personalidade. Além de contribuir para a forma física e mental, a modalidade trabalha habilidades como velocidade, agilidade, coordenação motora e raciocínio. Os estudantes aprendem estratégias como postura defensiva individual, deslocamentos com e sem a bola, paradas bruscas, mudanças de direção, identificação de companheiro desmarcado, utilização racional do drible, adaptação à bola e recepção, passe e arremesso, bem como o trabalho em equipe.

Os JECRs é uma oportunidade para que os alunos possam colocar em prática todas as habilidades físicas e motoras adquiridas nas aulas de Educação Física e nos treinamentos desportivos. Além disso, o evento promove a integração entre as escolas do município, possibilitando o compartilhamento de experiências e o fortalecimento dos laços entre os alunos/atletas.

A competição contará com a participação de escolas municipais e estaduais, o que demonstra o comprometimento das instituições de ensino com a promoção do esporte e o desenvolvimento dos estudantes. Através do handebol, os jovens têm a oportunidade de vivenciar momentos de superação e aprendizado, além de desenvolver habilidades sociais, motoras, psicológicas e afetivas.

A secretária de Educação, Maria Almeida, ressalta que os JECRs também proporcionarão momentos de emoção e alegria para os familiares e amigos dos participantes, que terão a oportunidade de acompanhar de perto o desempenho e o esforço dos alunos/atletas. A competição será uma verdadeira celebração do esporte e da união entre as escolas de Costa Rica.

A realização é da Prefeitura de Costa Rica por intermédio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) com a coordenação do Desporto Escolar, apoio da Câmara de Vereadores e Projeto Forjando Campeões.

Os Jogos Escolares de Costa Rica na modalidade de handebol é mais do que uma simples competição esportiva. É uma iniciativa que promove a integração, o desenvolvimento e o fortalecimento dos laços entre os estudantes, além de incentivar a prática esportiva e o trabalho em equipe. Que venham os jogos e que todos os participantes possam desfrutar de momentos de aprendizado, superação e diversão!

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS