Jogos Escolares | Com Fundesporte | 21/06/2022 09h56

Jogos Escolares de MS classificam equipes à Copa dos Campeões

Compartilhe:

Cinco dias de competição, com 205 partidas no total. Foi encerrada nesta segunda-feira (20), em Campo Grande, a etapa do handebol e voleibol dos Jogos Escolares da Juventude de Mato Grosso do Sul 2022, para estudantes-atletas de 15 a 17 anos. Ao todo, 35 municípios participaram do maior evento estadual esportivo-escolar, realizado pelo Governo do Estado, por meio da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte). As disputas tiveram início no dia 16 de junho.

As melhores seleções municipais de cada modalidade asseguraram vaga à Copa dos Campeões. O torneio, à parte dos Jogos Escolares, que acontecerá em Coxim, de 4 a 8 de julho, definirá as equipes que representarão Mato Grosso do Sul na etapa nacional, os Jogos da Juventude, realizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB). O evento, envolvendo todos os estados do país, terá sede em Aracaju (SE), de 1º a 18 de setembro.

Fizeram parte desta etapa 837 estudantes-atletas (364 meninas e 473 meninos) das cidades: Água Clara, Amambai, Anastácio, Angélica, Antônio João, Aquidauana, Aral Moreira, Bela Vista, Bonito, Caarapó, Campo Grande, Cassilândia, Chapadão do Sul, Corumbá, Coxim, Deodápolis, Dois Irmãos do Buriti, Dourados, Fátima do Sul, Ivinhema, Jardim, Maracaju, Naviraí, Nioaque, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Paranaíba, Paranhos, Ponta Porã, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Sidrolândia, Sonora, Três Lagoas e Vicentina. Ao todo, mais de mil pessoas estiveram envolvidas no evento, somando-se atletas, técnicos, dirigentes, membros da organização, equipe médica, entre outros.

Honras repartidas

Quando o assunto é voleibol escolar em Mato Grosso do Sul, Ponta Porã e Campo Grande estão nos holofotes. O duelo entre os municípios já se tornou um verdadeiro clássico estadual. Acostumados a se enfrentar em partidas intensas, nesta edição dos Jogos não foi diferente. As equipes protagonizaram as duas finais da primeira divisão, no feminino e masculino. No fim, as honras ficaram repartidas. O time capital levou a melhor entre as meninas e a seleção ponta-poranense ficou com o título entre os meninos. 

As quatro equipes finalistas, nos dois gêneros, tiveram à frente técnicos integrantes do Programa MS Desporto Escolar (Prodesc), iniciativa da Fundesporte junto à Secretaria de Estado de Educação (SED) que proporciona o treinamento esportivo em escolas da Rede Estadual de Ensino (REE), com mais de 20 modalidades ofertadas.

Tie-break, nervos à flor da pele e emoção até o último ponto. Assim pode ser resumida a decisão feminina, que terminou com a vitória campo-grandense por 3 sets a 2 (26x24, 19x25, 25x17, 16x25 e 17x19). “Nossa equipe teve altos e baixos, ganhamos de virada. Foi um grande passo para nosso time, um jogo bem emocionante de assistir”, destaca o técnico da seleção de Campo Grande, Samir Dalleh.

A atleta Bruna Horn foi uma das maiores pontuadoras da competição e um dos destaques do time da Cidade Morena. Para a camisa 12, a vitória apertada na final valorizou ainda mais o título. “Não tem como explicar nossa felicidade. Os dois times jogaram muito bem, então foi difícil chegar até aqui. Vencer essa final foi um mérito e tanto”.

A formação de grandes atletas do vôlei sul-mato-grossense também passa pela região fronteiriça e Ponta Porã é um dos celeiros do estado. A equipe comandada pelo técnico Ademir Alves de Oliveira chegou a mais uma final. “Foi definido no detalhe. Ambas as equipes estão de parabéns, as duas mereciam o título de campeã. Nosso principal objetivo foi alcançado, que é participar da Copa dos Campeões. Então, agora vamos chegar em casa e analisar onde erramos, para corrigir. Estamos fazendo um trabalho muito bom, acredito que estamos no caminho certo”, frisa o treinador ponta-poranense.

Já na final masculina, Ponta Porã se sobressaiu, venceu Campo Grande por 3 sets a 0 e carregou a medalha de ouro. Apesar do placar, a decisão também foi acirrada. O time de Princesinha dos Ervais, quase todo composto por estudantes da Escola Estadual João Brembatti Calvoso, fez valer a união, já que o grupo está junto há mais de quatro anos. 

“Para mim, esse time é uma segunda casa. Estamos juntos há bastante tempo, competimos em várias outras disputas. Estamos sempre lado a lado, tanto dentro como fora da quadra”, revela o líbero de Ponta Porã, Rodrigo Cruz, de 17 anos, que encerrou sua participação nos Jogos. Mesmo vitorioso, o atleta não perdeu a modéstia. “Nosso técnico nos ensinou a sempre ter humildade, nunca entrar na quadra de salto alto. Fazemos nossa parte, damos o nosso sangue, e o resultado bom é consequência disso”, conclui.

As equipes da capital também marcaram presença nas finais de handebol da primeira divisão, vencendo apenas na disputa feminina. Para o técnico campeão Jonattan Mosciaro, o time não vê a hora da próxima competição. “Nossa equipe superou diversas dificuldades para chegar até aqui. Conseguimos acertar os detalhes, e felizmente ganhamos. As meninas estão super animadas, mas não podemos esquecer do próximo desafio, que é a Copa dos Campeões”, conta o treinador de Campo Grande. 

 

Quem não conteve a alegria ao ver seu time levar o ouro foi Cristio Duarte, técnico do handebol masculino de Aquidauana. A equipe garantiu o primeiro lugar na divisão de topo após bater a seleção campo-grandense na final. “Foi uma competição muito difícil, mas agora só podemos agradecer. Vamos trabalhar firme para manter o ritmo, porque a Copa dos Campeões também não será fácil”.

O aquidauanense Gustavo Belardo garantiu que a concentração foi parte essencial da estratégia do time. “Foi um jogo emocionante desde os primeiros minutos. Viemos muito focados e, por isso, garantimos a vitória”, conta o atleta.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS