Jogos Escolares | Com Fundesporte | 25/06/2019 06h00

Definidos os classificados para Copa dos Campeões de Handebol no Jogos Escolares

Compartilhe:

Chegou ao fim a Etapa do Handebol (12 a 14 anos) dos Jogos Escolares da Juventude de Mato Grosso do Sul, no município de Jardim-MS. Oito equipes foram classificadas para a Copa dos Campeões temporada 2019.

Estão na final as equipes de handebol da E. M. Dr. Eduardo Olímpio Machado de Campo Grande. Os times nos dois naipes (masculino e feminino) garantiram a medalha de ouro e a vaga para a grande disputa. A segunda vaga para Copa ficou com a equipe de Chapadão do Sul no feminino com a E.E. Jorge Amado e com os atletas da E.E. Professora Dóris Mendes Trindade de Aquidauana, no masculino.

Coxim garantiu a terceira posição e estará na disputa final com as alunas-atletas da E.E. Padre Nunes e a equipe de Dourados também, com a handebol masculino do Colégio SEI.

A E.E. José Garcia Leal garantiu a quarta e última vaga no feminino. Já a última vaga no masculino foi definido na segunda divisão e a equipe da E.E. Jorge Amado de Chapadão do Sul levou a melhor na disputa, garantindo a vaga para Copa dos Campeões.

Foram cinco dias de evento realizado no município de Jardim-MS movimentando o município nos três períodos do dia. Além das partidas aconteceram as ações tradicionais dos jogos, como o plantio de árvores realizado na Associação de Cabos e Soldados do município, os atletas puderam aprender na prática sobre o cultivo, preservação e o reflorestamento.

Os atletas também se envolveram na Campanha do Agasalho e puderam ajudar a Casa do Garoto, entidade local que promove e desenvolve ações para os jovens da comunidade. A delegação de Ivinhema mobilizou a Escola e conseguiu a maior pontuação na etapa, com a grande quantidade de agasalhos arrecadado.

O time levou para casa o kit esportivo da Fundesporte e de quebra ganhou o voucher para conhecer o Buraco das Araras, um dos passeios turísticos mais incríveis da região.

O Buraco das Araras Ecoturismo garantiu o passeio exclusivo com guia para os atletas e técnicos. Durante a visita os jovens puderam conhecer mais sobre a história do local, chamado tecnicamente de dolina (depressão no solo).

De acordo com a equipe do passeio, o Buraco das Araras é uma das maiores dolinas do mundo, com aproximadamente 100 metros de profundidade e 500 metros de circunferência, formado a mais de 300 mil anos.

A formação rochosa, composta por arenito e calcário, foi totalmente recuperado graças a iniciativa do fazendeiro e proprietário do local, seu Modesto Sampaio, uma figura simples com um sorriso no rosto, que juntamente com a UEMS, Corpo de Bombeiros e o Exército recuperaram o entorno da área com o replantio de vegetação nativa do Cerrado e preservação da fauna.

Durante os Jogos Escolares, os alunos-atletas também puderam aproveitar o centro de convivências com atividades, jogos, gincanas, desfile do Garoto e Garota Atleta, apresentações de artistas locais e quadrilha da Melhor Idade.

A próxima etapa dos Jogos Escolares da Juventude de MS será nas modalidades do basquete e futsal (12 a 14 anos) em Três Lagoas, de 6 a 11 de julho. O município também vai receber a Copa dos Campeões que já tem data marcada para acontecer, a seletiva final do estadual das modalidades coletivas, será entre os dias 18 a 21 de julho.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS