Jogos Escolares | Com Prefeitura de Costa Rica | 19/10/2023 10h10

Costa Rica vai representar MS nos Jogos Escolares Brasileiros no DF

Compartilhe:

A participação de Costa Rica na terceira edição dos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), organizado pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE), que ocorrerá em Brasília/DF, entre os dias 26 de outubro e 9 de novembro, representa uma importante oportunidade para os jovens atletas do município mostrarem seu talento e representarem a cidade, bem como o Estado de Mato Grosso do Sul em modalidades como ciclismo, atletismo e natação.

O prefeito municipal, delegado Cleverson Alves dos Santos enaltece a participação de Costa Rica nos JEBs 2023. "Parabéns aos alunos e técnicos de Costa Rica por representarem tão bem nosso município e o nosso querido Mato Grosso do Sul nos Jogos Escolares Brasileiros. Essa conquista é motivo de orgulho para todos nós!", destaca o gestor.

Os competidores que garantiram a vaga para os JEBs são Amanda Candido Lopes, no ciclismo; Pablo Henrique Araujo Barros no atletismo – heptatlo; Igor Pereira Martins, João Vittor Menezes, Heros Fonseca Brants, Mariana Garcia Custódio, Maria Fernanda Margonar Martins, Carolina Melo Barroso e Pablo Henrique Araujo Barrros na natação. Além disso, o município conta com os técnicos Renan Candido Fontoura no ciclismo, Anderson Viana Gonçalves, conhecido como Anderson Bob, na natação, e Dafine Souza na modalidade de atletismo.

Essa participação é resultado do projeto "Forjando Campeões", promovido pela Prefeitura de Costa Rica, que visa incentivar a prática de atividades esportivas e culturais entre crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos. O projeto abrange diversas modalidades esportivas, como futebol, ciclismo, natação, atletismo, futsal, artes marciais, vôlei e basquete, e conta com mais de 300 alunos-atletas participantes.

O objetivo principal do projeto é democratizar as práticas esportivas na comunidade, fortalecendo a cultura esportiva local e proporcionando oportunidades para o desenvolvimento dos jovens atletas. A parceria entre a Prefeitura, através da SEMTMA (Secretaria Municipal de Turismo, Meio Ambiente, Esporte e Cultura), SEMED (Secretaria Municipal de Educação), o clube esportivo CREC, a Câmara de Vereadores e o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da FUNDESPORTE (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul), tem sido fundamental para o sucesso do projeto.

Os JEBs reunirão atletas com idades entre 12 e 14 anos, matriculados em instituições de ensino pública e privada. A competição contará com a participação de aproximadamente 6.100 atletas e 1.120 técnicos. Além disso, os competidores terão a chance de se classificar para o Sul-Americano, que será realizado no Chile em dezembro.

A participação de Costa Rica nos JEBs é um reconhecimento do incentivo dado pelo município ao esporte. O projeto "Forjando Campeões" tem se mostrado eficiente na formação de jovens atletas e na promoção da prática esportiva como meio de desenvolvimento físico, social e emocional dos participantes. Espera-se que os representantes de Costa Rica tenham um desempenho exemplar e orgulhem a cidade e o estado de MS durante os jogos.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS