Jogos Escolares | Da Redação | 24/06/2020 12h34

COB anuncia cancelamento dos Jogos Escolares da Juventude

Compartilhe:

A etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude (JEJ) não será realizada em 2020, devido à pandemia do Novo Coronavírus. A decisão foi anunciada na tarde desta terça-feira (23) pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), em reunião virtual técnica entre dirigentes, membros das Confederações Brasileiras Olímpicas e das 27 secretarias estaduais. A oficialização do cancelamento deu-se por meio de nota, divulgada na manhã desta quarta (24).

O JEJ é a maior competição esportiva estudantil do país e reúne anualmente na fase final cerca de cinco mil alunos-atletas de todos os Estados, entre 12 a 17 anos, em uma mesma cidade durante 15 dias. Campo Grande-MS concorria como cidade-sede da competição, por meio de projeto apresentado pelo Governo do Estado, via Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte).

De acordo com a entidade organizadora, os principais fatores para o cancelamento são o risco de contágio em ambiente sem controle direto do COB e Confederações; diferença entre as situações de cada Estado em relação à pandemia e o impacto na isonomia da competição; incerteza da data de retorno do calendário escolar presencial que pode comprometer o processo seletivo; possibilidade de os pais não autorizarem as viagens dos alunos/atletas; e eventual conflito com o calendário nacional das modalidades em função da possibilidade de concentração de muito eventos no último trimestre do ano.

As três etapas regionais (Amarela, Azul e Verde) disputadas nos esportes coletivos (basquetebol, futsal, handebol e voleibol), aconteceriam em setembro, mas já haviam sido desmarcadas pelo COB no dia 25 de março. A Regional Amarela, da qual faz parte Mato Grosso do Sul, ocorreria em Gramado-RS, de 20 a 24 de setembro.

A delegação sul-mato-grossense, composta por 195 alunos-atletas, regressou da etapa nacional de 2019, realizada em Blumenau-SC, com 31 medalhas, sendo 10 ouros, duas pratas e 19 bronzes.

Delegação de MS para os Jogos Escolares da Juventude de 2019 (Foto: Reprodução)

Organizados pelo COB desde 2005, os Jogos Escolares da Juventude fazem parte do processo de sistematização dos Jogos Escolares Brasileiros, proposto pelo Governo Federal. São a maior competição estudantil do país, reunindo alunos de escolas públicas e privadas do território nacional para a disputa de 17 modalidades, além de atividades educativas e culturais. A realização do evento alcança mais de 2 milhões de jovens, considerando as seletivas municipais e estaduais, organizadas pelos estados e municípios. Juntando organizadores, treinadores, árbitros, voluntários, entre outros, o número de pessoas envolvidas nas etapas organizadas pelo COB chega a mais de 8 mil.

Os Jogos Escolares da Juventude são um grande projeto de desenvolvimento do esporte nacional. Além de ações já consolidadas, como o programa de embaixadores e os programas sócio educativos, em 2019 foram oferecidos cursos de capacitação para treinadores, o Guia de Pais e Educadores apoiando o Jogo Limpo, e no Centro de Avaliação e Monitoramento foram identificados o perfil físico e motor de mais de 2 mil jovens atletas de 12 a 14 anos, em um projeto piloto para a construção longitudinal do perfil do atleta olímpico.

Nomes de destaques, como a campeã olímpica Sarah Menezes e a campeã mundial Mayra Aguiar, ambas do judô, Hugo Calderano (tênis de mesa), Raulzinho (basquete), Ana Claudia Lemos (atletismo) e Leonardo de Deus (natação), que integraram o Time Brasil nos Jogos Olímpicos Rio 2016, passaram pelos Jogos Escolares. Portanto, o COB considera os Jogos Escolares da Juventude um projeto de grande valor para sua missão de representar com excelência o esporte brasileiro de alto rendimento.

*Com informações da Fundesporte e COB

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS