Jogos Abertos | Com CG Noticias | 30/06/2023 09h27

Jogos municipais dos idosos reúnem mais de 500 participantes

Compartilhe:

Com muita festa, descontração e torcidas organizadas, a Prefeitura Municipal abriu a 20ª edição dos Jogos Municipais dos Idosos (JOMI 2023), no Centro Municipal de Treinamento – CEMTE, da Fundação Municipal de Esporte – Funesp. As competições seguem até o dia 20 de julho.

O evento, que contou com 11 equipes cadastradas e 510 idosos inscritos para competir, lotou o Centro de Treinamento. As torcidas vieram todas uniformizadas e a energia desses grupos tomou conta do local.

A ação faz parte do calendário esportivo da Prefeitura de Campo Grande. Os jogos, que haviam sido suspensos na pandemia da Covid-19, retornaram neste ano de 2023. A maioria dos grupos participantes são de instituições municipais dos Centros de Convivência do Idoso (CRAS), Centros de Referência de Assistência Social e de outras intuições.

Os atletas participantes irão disputar as seguintes modalidades: Damas, Natação, Tênis de Mesa, Atletismo, Xadrez, Bocha, Bozó, Concurso de Dança, Dominó, Malha, Sinuca, Truco ponto acima e Voleibol adaptado.

A primeira disputa da noite foi na modalidade esportiva do voleibol adaptado, entre as equipes da AABB x Conssol.

A prefeita Adriane Lopes abriu oficialmente as competições do evento. Na ocasião, ela ressaltou os benefícios que o esporte proporciona às pessoas.

“Quero parabenizar a todos pela iniciativa de estarem aqui participando dos jogos. Desde 2021 os jogos não aconteciam e essa retomada é muito importante para a nossa cidade. Desejo a todos muita sorte, sucesso e um ótimo desempenho nas atividades de vocês. O esporte é um meio de inclusão, que transforma a vida das pessoas”.

O diretor-presidente da Funesp, Odair Serrano, destacou o evento e o que ele significa como instrumento de promoção da saúde e de socialização.

“A presença de todos é fundamental para tornar este momento especial. Sabemos que nem todos participam de atividade esportivas ao longo da vida, mas hoje é uma oportunidade para que vocês possam se divertir, interagir e, acima de tudo, sentir-se parte de um grupo pela busca de uma vida mais saudável e cheia de disposição”.

Rosemari Oliveira, 62 anos, da equipe da AABB, vai competir no vôlei adaptado e arremesso de pelota. Ela treina há um ano e meio, e menciona sua motivação de participar dessa edição do JOMI. “Quando entro na quadra eu esqueço de tudo. Depois que comecei a treinar não parei mais. O evento está muito bem organizado, está lindo”.

Areta Gutierres, 74 anos, participa pela segunda vez do campeonato pelo CCI Vovó Ziza. A atleta vai disputar vôlei e pelota nessa edição. A idosa contou o que essa atividade proporciona para a sua saúde. “Ajuda no bem-estar. Com a prática da atividade física houve uma melhora na saúde, na estabilidade física, posso dizer de 100%. Não tenho problema com medicação, mas felizmente não preciso”. Na edição anterior, ela ficou em segundo lugar no jogo de malha.

As instituições participantes são o Sindicato Campo-Grandense dos Profissionais da Educação – ACP, A.A.B.B, Sistema Integrado de Economia Solidária – CONSOL, FÊNIX, Instituto Sangue Bom – HRTO, os Centro de Convivência do Idoso (CRAS) Vó Ziza e Jacques da Luz e os Centros de Referência de Assistência Social Canguru, Los Angeles, Nossa Senhora Aparecida e Vila Nasser.

O campeonato tem por objetivo desenvolver o intercâmbio entre as pessoas idosas atletas atuantes na sociedade, fomentando a prática esportiva, de recreação e lazer para esta faixa etária. O campeonato visa ainda colocar os atletas do município em diversas modalidades nos Jogos Municipais dos Idosos na fase Estadual. A competição segue até o dia 20 de julho.

A Fundação Municipal de Esporte vai premiar os atletas com medalhas para os classificados em 1º, 2º e 3º lugar, além de troféus para o 1º, 2º e 3º colocados por modalidade.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS