Jiu-Jitsu | Da redação/com Dourados Agora | 31/07/2013 15h47

Japonesa que treina em Dourados conquista duas medalhas no Jiu-Jitsu

Compartilhe:

Dourados (MS) - A japonesa Atsuko Emoto, 34 anos e natural de Yokohama, conquistou duas medalhas no Campeonato Internacional Máster & Sênior de Jiu-Jitsu realizado entre os últimos dias 25 e 28, no Rio de Janeiro. A atleta competiu pela academia Paraestra Koiwa, aonde se formou, mas nos últimos meses tem treinado na Nine Nine, em Dourados, sob orientações do faixa-preta Fernando Walevein.

Lutando na categoria máster (acima de 30 anos) peso médio, Atsuko derrotou na final, Carolina Prada, da Guigo JJ, ficando com a medalha de ouro. Já na categoria absoluto (peso livre), ela ficou em terceiro lugar.

Atsuko veio ao Mato Grosso do Sul em um intercâmbio educacional e atualmente ministra aulas em uma escola de línguas em Dourados. Apaixonada por Jiu-Jitsu, a faixa-marrom aproveitou a estadia no Brasil para aprimorar ainda mais suas técnicas de combate. Apesar da dificuldade que ela encontra por quase não falar português, Fernando conta que ela tem se adaptado bem.

“Eu a conheci em um evento da região e vi que ela falava pouco nossa língua. Então fiz o convite para vir treinar comigo, pois tenho a mesma descendência, morei no Japão por muitos anos e falo o mesmo idioma que o dela, com certa fluência. Desde então, há cerca de dez meses ela tem frequentado os tatames da Nine Nine. É uma pessoa bem tranquila e está se dando bem com os demais lutadores”, disse.

Fernando diz que ela não nega as origens orientais, tendo como principal característica a disciplina. “Atsuko é uma excelente atleta, de técnica apurada, mas acho que isso se deve ao fato de ser muito disciplinada e respeitar a hierarquia dentro do tatame. Sempre faz tudo com muita calma e paciência, se não consegue, repete incansavelmente até atingir a perfeição. Há uma troca de valores importantes, pois ela também tem nos ensinado muito”, destacou.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS