Indígenas | Da redação/com Assessoria Funesp | 17/08/2015 12h50

Jogos Indígenas foram realizados neste final de semana

Compartilhe:

Campo Grande - A 10ª edição dos Jogos dos Povos Indígenas de Campo Grande, que aconteceu no último fim de semana, movimentou a Praça Belmar Fidalgo e o Parque Jacques da Luz Filho, com os jogos protagonizados por várias etnias indígenas. Ao todo, entre espectadores e competidores, cerca de 600 pessoas prestigiaram os jogos das modalidades desenvolvidas como vôlei 4x4, cabo de guerra, lança, arco e flecha, atletismo e futebol, que consagrou a comunidade Vivenda do Parque como campeã com 10 pontos.


O domingo reuniu o maior número de modalidades e também o desfile de abertura que emocionou e levantou a importância do resgate cultural e esportivo das tradições indígenas. Sander Barbosa, presidente do Conselho Municipal dos Diretos e Defesa dos Povos Indígenas da Capital ressaltou a valorização da cultura. “Hoje é um dia histórico porque a cultura esta caminhando junto com o esporte e este é um trabalho que o Conselho e da sub coordenadorias de assuntos indígenas da Prefeitura e também fortalecida pelo nosso prefeito Gilmar Olarte”.

Agnaldo Terena, subcoordenador da Coordenadoria de Assuntos Indígenas de CG, se emocionou em sua fala e disse que não está por acaso na sub coordenadoria. “Nós queremos direitos, justiça e é por esta razão que lutamos e que estamos somando na prefeitura. Quero contar sempre com a união e humildade de vocês”. Ele ainda aproveitou para chamar o povo kadiweu ao palco para homenagear Everton Vergilio Lescana. O jovem foi morto a tiros em maio deste ano na Aldeia Alves de Barros, em Porto Murtinho e participou de diversos jogos indígenas.

A sub Secretária de Políticas Públicas para a População Indígena de MS, Silvana Dias de Souza, também ressaltou a valorização cultural e disse que no próximo ano quer ver mais atletas vestidas com adereços indígenas. “Este é um dia de confraternização com brincadeiras e jogos e nós precisamos fomentar a nossa cultura nesta Capital. Percebi que algumas atletas entraram trajando roupas típicas, mas ainda de forma tímida. Espero que no próximo ano mais participantes estejam trajando nossas vestimentas”.

Representando a Câmara Municipal, o Vereador Coringa enauteu a festa dos indíos lembrando também da festa das moreninhas. “Jogos indígenas são importantes para nossa Capital, e as moreninhas recebem vocês de braços abertos. As Moreninhas estão completando 34 anos”. Encerrando sua fala ele sugere o nome do Everton nos Jogos para ser lembrado e simbolizar a causa indígena.

No decorrer da abertura a jovem Silmara Terena, representando a juventude indígena, agradeceu ao prefeito e a todos que participaram da organização do evento e entregou um cocar ao Agnaldo. Dando início os jogos o Diretor-Presidente da Fundação Municipal de Esporte, Professor Leocy Marinho, representando o prefeito Gilmar Olarte declarou abertos a 10ª edição dos Jogos Indígenas de Campo Grande.

Classificação:

1º lugar - Comunidade Vivenda do Parque

2º lugar - Jardim Inápolis

3º lugar - Água Bonita

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS