Indígenas | Da redação/com Assessoria Funesp | 14/08/2015 20h10

Belmar Fidalgo e Jacques da Luz recebem Jogos Indígenas

Compartilhe:

Campo Grande - A 10ª edição dos Jogos dos Povos Indígenas de Campo Grande será realizada no próximo fim de semana na Capital, iniciando sábado (15) com as competições de voleibol na Praça Belmar Fidalgo e no domingo (16) no Parque Jacques da Luz, no bairro Moreninhas, continuam as disputas nas modalidades de futebol, lança, arco e flecha, cabo de guerra e atletismo com a abertura oficial às 9h00.

Uma equipe da Fundação Municipal de Esporte (Funesp), organizadora dos Jogos, tem realizado reuniões e vistoria nos locais onde as competições acontecerão para demarcar os locais e finalizar a organização das provas. De acordo com o Diretor da Funesp, Leocy Marinho, os Jogos são fundamentais para a integração entre os povos indígenas, além de promover o esporte.

“Nossa expectativa é fomentar a atividades esportivas entre os povos indígenas e proporcionar esporte, lazer e confraternização entre povos indígenas e a população que prestigiará o evento, além de promover a integração entre as equipes, aldeias e comunidades indígenas”, comentou o presidente que visitou o Parque Jacques da Luz na terça-feira (11).

Os Jogos vão envolver as etnias, Terena, Guató, Guarani-kaiwá e Kadiwéu e faz parte do 1º Festival Cultural indígena, que terá como atração o Encontro de Anciãos, Anciãs e Pajés Indígenas de Campo Grande, organizado pela Subcordenadoria de Assuntos Indígenas, que visa promover o encontro entre gerações, como forma de transmitir valores culturais e históricos dos povos tradicionais indígenas residentes no Município. “Estamos organizando atrações culturais junto com os jogos para que todos participem e prestigiem suas equipes”, disse o Coordenador de Assuntos Indígenas da Prefeitura, Agnaldo Terena.

Conheça as delegações:

1 – Comunidade Estrela do Amanhã

2 – Comunidade São Jorge da Lagoa

3 – Comunidade Darcy Ribeiro

4 – Kadiwéu

5 – Comunidade Tarcila do Amaral

6 – Comunidade Água Bonita

7 – Comunidade Jardim Inápolis

8 – Feira Indígena

9 – Aldeia Marçal de Souza

10 – Comunidade Santa Mônica

11 – Comunidade Jardim Anache

12 - Comunidade Vivenda do Parque

13 – Estudantes e acadêmicos indígenas

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS