Handebol | (Com informações da CBHb) | 19/04/2005 15h36

CBHb realiza seletiva da região Nordeste para o Mundial

Compartilhe:

A Confederação Brasileira de Handebol anunciou nesta terça-feira a convocação para a Seletiva Feminina de Handebol de Praia, da região Nordeste, que acontece a partir de amanhã, às 10 horas, na  Universidade UNP, em João Pessoa, na Paraíba. Essa é a segunda de três seletivas previstas antes de fechar o grupo de 10 atletas que vão integrar a delegação brasileira no Campeonato Mundial de Beach Handball, que será realizado em julho, na cidade de Duisburg, na Alemanha. Em março aconteceu à seletiva da região Sul e em maio está prevista a última na região Sudeste. 
 
As atletas foram convocadas por estados. Pela Paraíba foram chamadas: Renata Cibelly Marques Batista, Cinthya Piquet de Medeiro Pires, Fernanda Melo de Freitas Lins, Julyanna Lins Coelho de Farias, Simone Donato Leandro, Mayssa Raquel de Oliveira Pessoa, Gilka Batista da Silva, Mariana Ribeiro Wanderley e Silvia Fernanda Macedo de Castro Carvalho. As convocadas por Alagoas foram: Rita de Cássia Santos Carvalho Filha, Geannyne Beltrão Lima Siqueira e Jully Beltrão Lima Siqueira. Pelo Rio Grande do Norte foram chamadas Rochely Angie Silva Marques e Polyana Soares de Macedo. Por Pernambuco, Priscilla Roberta Annes e Luana Vieira Pantoja Leite. E por fim, pelo Ceará, Emanuele Moreira Lima, Darlene Silva Soares, Suzan Ariadna de Oliveira, Daniele Ategiane Araújo Paiva e Ana Lasa Rodrigues Miranda.
 
As jogadoras convocadas para essas seletivas da Seleção de Handebol de Praia atuam normalmente em seus clubes, no handebol de quadra, e algumas até mesmo integram as Seleções Adulta e Júnior da modalidade. A principio, nas três seletivas previstas pela CBHb, a comissão técnica deve selecionar um grupo entre 50 e 60 jogadoras. No final, o número será enxugado para 14 meninas, até que sejam escolhidas as 10 integrantes do grupo que irá embarcar para a Alemanha.

Comissões técnicas
O diretor do Departamento de Seleções da CBHb, José Fiorizi Piovesana, divulgou alguns nomes para as comissões técnicas das seleções brasileiras. Com isso, a CBHb inicia uma renovação visando à preparação das diversas categorias por períodos que vão de três a onze anos. Os dois técnicos das seleções adultas não foram divulgados. Segundo Fiorizi, as negociações com estes estão em andamento e assim que forem concretizadas serão anunciadas. "Posso reafirmar que são dois estrangeiros", anunciou.
 
Nas seleções femininas, Paulo Martins Nunez foi mantido na categoria cadete (15 e 16 anos de idade); Paulo Goulart, técnico do Sport Club Corinthians Paulista e ex-assistente da seleção cadete, assume a juvenil (17 e 18 anos); Robson Sanches Andrade continua à frente da júnior (19 e 20 anos); e Rita Orsi, do Jundiaí Handebol Clube (SP), estréia como assistente-técnica da adulta.
 
Para as masculinas, a categoria cadete foi entregue a Álvaro Herdero, do Esporte Clube Pinheiros; Eduardo Carlone Leite continua no comando da juvenil; Sérgio Hortelan, do Esporte Clube Pinheiros, é o novo técnico da categoria júnior (no masculino, a idade é de 19 a 21 anos). A seleção adulta terá dois assistentes técnicos: Washington Nunes Silva Júnior, que dirigiu a equipe no último Campeonato Mundial, e Iberê Caldas Souza Leão, mantido na função.
 
Segundo Fiorizi, a renovação tem objetivos a longo prazo. "Estamos preparando a equipe adulta para 2008. A júnior terá dois períodos com meta estabelecida: 2008 e 2012. A juvenil, igualmente terá dois alvos: 2012 e 2016. E a cadete é a que terá o planejamento com objetivos mais a longo prazo: 2016", explicou. Para o presidente da CBHb, Manoel Luiz Oliveira, a renovação inicia um novo período. "Nós terminamos um ciclo olímpico em Atenas, às vésperas da eleição para a CBHb. Havia algumas 'ilhas' nas comissões técnicas de cada seleção. Não existia um procedimento de integração entre as equipes nem padronização nas convocações. A coordenação técnica será dos técnicos da seleção adulta. Vamos juntar o fortalecimento conquistado até hoje e buscar mais."
 
Oliveira enfatizou que os objetivos olímpicos passam pelos Jogos Pan-Americanos de 2007. "Vamos ao Pan-Americano para conquistar as duas medalhas de ouro e, conseqüentemente, as duas vagas para os Jogos Olímpicos de 2008." Em Pequim, Oliveira espera conseguir um feito inédito na história do handebol brasileiro. "O handebol feminino do Brasil tem se mostrado mais competitivo internacionalmente, e nosso objetivo será subir ao pódio olímpico com as meninas em 2008", prevê.
 
Serão realizados seminários com os técnicos, tão logo se definam todas as comissões, para se estruturar todo o trabalho idealizado. Outra novidade será a instituição da função de diretor, que acompanhará todas as comissões técnicas durante os períodos de preparação, além dos torneios.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS