Handebol | Olimpíada Todo Dia | 22/01/2021 12h37

Brasil perde para Hungria e precisa de milagre para se classificar

Compartilhe:

Nesta quinta-feira (21), pelo primeiro jogo da segunda fase do Campeonato Mundial de handebol masculino, o Brasil entrou em quadra em busca da sobrevivência na competição, mas não fez a lição de casa. Diante da Hungria, a seleção acabou derrotada por 29 a 23, e praticamente deu adeus às chances de classificação para as quartas de final.

Como os resultados da primeira fase valem também para a segunda, com exceção do resultado contra o time do grupo que foi eliminado, o Brasil avançou com apenas um ponto e segue com essa pontuação após a derrota para a Hungria. Assim, a equipe só pode chegar a, no máximo, cinco pontos.

Só a matemática ainda não decreta definitivamente a eliminação da seleção brasileira. A equipe precisa de uma série improvável de resultados. Entre eles, vencer seus dois próximos jogos (Alemanha e Uruguai) e que das quatro equipes que estão à sua frente no grupo I (além dos alemães, Hungria, Polônia e Espanha), apenas uma delas some mais pontos do que o Brasil. Convenhamos, muito difícil.

Até aqui, considerando os resultados da primeira fase, o Brasil tem dois empates e duas derrotas no Mundial, somando apenas um ponto.

O próximo jogo do Brasil nesta segunda fase do Mundial de handebol será contra a Alemanha. O duelo acontece no sábado (23), às 16h30 (de Brasília), e você acompanha ao vivo no Olimpíada Todo Dia.

Reforços e desfalques
Para o jogo de hoje, a seleção brasileira ganhou o reforço de Cleber Andrade, recuperado de uma lesão sentida ainda antes da estreia no Mundial de handebol. No entanto, o capitão Thiago Petrus e o técnico Marcus “Tatá” Oliveira, que dependiam de um exame negativo de Covid-19 para se juntar a equipe, tiveram resultados inconclusivos e não puderam viajar ao Egito.

Além disso, vale lembrar que o goleiro Ferrugem e o ponteiro Felipe Borges também foram diagnosticados com coronavírus e foram cortados da seleção. Para o lugar deles, foram chamados Bombom e Guilherme Torriani.

O jogo
O jogo começou bastante equilibrado, sem que as equipes conseguissem abrir vantagem no marcador. Pelo Brasil, destaque para Haniel Langaro, que liderou o ataque da equipe nos primeiros minutos. Aos poucos, o jogo da Hungria começou a encaixar melhor e, assim, o time europeu passou a frente e conseguiu abrir dois gols de frente.

Com cerca da metade do primeiro tempo completo, José Toledo levou uma falta dura, sentiu uma lesão e precisou sair de maca da quadra. O time do Brasil, então, sentiu um pouco e viu os erros de ataque aumentarem. Com isso, a Hungria aproveitou para impor seu jogo e construir uma vantagem maior. E assim como nos outros jogos deste Mundial de handebol, os brasileiros não conseguiram reagir e levaram uma diferença de seis gols para o intervalo.

O segundo tempo começou parecido com o primeiro, com equilíbrio entre os times. Mas, com o goleiro húngaro fechando o gol, o time europeu logo conseguiu se impor, mantendo a vantagem no placar. Haniel Langaro mais uma vez foi o destaque da seleção, tentando puxar uma reação, mas não foi suficiente.

A Hungria se manteve firme dentro de quadra e não deixava o Brasil diminuir a diferença. Muito fortes fisicamente, ainda chegaram a aumentar a diferença para oito gols, encaminhando e, posteriormente, decretando a vitória.

A competição
O Campeonato Mundial de handebol masculino acontece entre os dias 13 e 31 de janeiro de 2021 e contará, pela primeira vez, com 32 seleções. Na primeira fase, os três melhores de cada chave avançaram. Na segunda fase, apenas dois de cada grupo se classificam para as quartas de final.

A Dinamarca é a atual campeã do Mundial de handebol, que terá também a França, maior vencedora da competição com seis títulos. Vale lembrar ainda que República Tcheca e Estados Unidos desistiram de disputar o torneio após surtos de coronavírus em suas equipes. No lugar deles, estarão, respectivamente, Macedônia do Norte e Suíça.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS