Handebol | Da redação | 28/05/2005 17h11

Brasil e Argentina fazem a final do Pan-Americano Feminino

Compartilhe:

Brasil e Argentina e a velha rivalidade entre os dois países estarão em quadra novamente. Neste domingo, a partir das 11h30, decidem o título do Campeonato Pan-Americano de Handebol Feminino, que está sendo disputado no Ginásio Cidade de São Bernardo, em São Bernardo do Campo (SP). As duas equipes chegam invictas à decisão, com quatro vitórias cada uma. Na rodada deste sábado, o Brasil derrotou o Uruguai por 35 a 14  enquanto que, na preliminar, a Argentina venceu os Estados Unidos por 29 a 21. Além da disputa do título, Brasil e Argentina também comemoram a classificação ao Campeonato Mundial, que será realizado em dezembro na cidade de São Petersburgo, na Rússia. Nas preliminares deste domingo, Estados Unidos e República Dominicana (às 08hs) decidem o quinto lugar, enquanto Uruguai e Canadá (às 09h30), disputam a medalha de bronze e também a terceira vaga ao Mundial. A BandSports transmite a decisão do ouro ao vivo.

 

Os dois times começaram a se preparar para este confronto desde o primeiro dia do Pan-Americano. Consideradas as duas equipes mais fortes do campeonato, brasileiras e argentinas sabem que este será o confronto mais equilibrado do torneio. A pivô da equipe portenha, Patrícia Ces, admite que, desde o início, todas esperam por este jogo. "Brasil e Argentina é sempre Brasil e Argentina. Nós esperamos sempre um jogo bastante difícil." Para ela, a famosa rivalidade entre as duas equipes é somente dentro da quadra. "A rivalidade é só dentro da quadra, não fora. Será o nosso jogo mais difícil e nós teremos muito prazer de jogar", completou.

 

Já as brasileiras admitem que as provocações começam muito antes do início do jogo. "Sempre existe muita rivalidade entre Brasil e Argentina. Elas sabem que nós somos tecnicamente melhores e procuram nos fazer perder a cabeça. Se perdermos a concentração, vamos pagar por isso. Acredito que até mesmo pela rivalidade o jogo deve ser mais equilibrado", contou a ponta brasileira Viviane Jacques. Para piorar, as duas seleções estão hospedadas no mesmo hotel e são obrigadas a se encontrar a todo momento. "Elas nos provocam muito fora de quadra, dentro do hotel mesmo, a toda hora."

 

A armadora Millene é mais contida. "Sempre há rivalidade, não só no handebol, por serem as duas equipes mais competitivas, mas em todos os esportes. Viemos pensando muito nesse jogo e temos que ter muita força, principalmente no primeiro tempo."

 

Diante do Uruguai, o Brasil não encontrou maiores dificuldades. Mesmo antes do jogo, o técnico uruguaio Gonzalo Peluffo admitiu que não iria forçar o ritmo porque reconhecia a superioridade brasileira e que seu verdadeiro objetivo é vitória neste domingo sobre o Canadá, e a conseqüente classificação para o Mundial. E foi o que aconteceu. O Brasil abriu diferença de 14 pontos no primeiro tempo e sacramentou a vitória com oito gols da artilheira Alexandra: "Temos que pensar que amanhã é o último jogo da competição e o mais importante. As jogadoras gostam de ganhar da Argentina e temos que fazer com que essa motivação não se transforme em precipitação" - alertou o técnico do Brasil, o espanhol Juan Oliver Coronado.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS