Handebol | Olimpíada Todo Dia | 19/01/2021 11h08

Após dois empates, Brasil encara Polônia no Mundial de Handebol

Compartilhe:

Depois de dois empates nos primeiros jogos do Campeonato Mundial de handebol masculino, o Brasil volta à quadra nesta terça-feira (19) em busca da primeira vitória na competição e da classificação para a próxima fase. Assim, encerrando a participação na fase de grupos, a seleção encara a Polônia, às 16h30 (de Brasília), e você acompanha ao vivo no Olimpíada Todo Dia.

Até aqui, o Brasil empatou com Espanha e Tunísia. Assim, a equipe soma dois pontos e ocupa a terceira colocação do Grupo B. A Espanha é a líder com três pontos, seguida da Polônia também com dois. E a Tunísia é a lanterna com apenas um ponto.

Desta forma, o Brasil precisa de apenas um ponto contra a Polônia para garantir a classificação no Mundial de handebol. Na próxima fase, a chave do Brasil cruza com o Grupo A, que já tem Alemanha e Hungria e Uruguais classificados, após a desistência de Cabo Verde.

Vale lembrar, no entanto, que o Brasil tem desfalques importantes para este Mundial, já que o capitão Thiagus Petrus, o goleiro Ferrugem e o ponteiro Felipe Borges foram diagnosticados com Covid-19. Além deles, Cleber Andrade sentiu uma lesão antes da estreia e ainda não se recuperou. E Arthur Patrianova também testou positivo para o coronavírus durante a competição.

Além disso, o time não conta com seu técnico Marcus “Tatá” Oliveira e mais quatro membros da comissão técnicos, todos com coronavírus. Assim, o Brasil foi comandado pelos auxiliares Giancarlos Ramirez e Leonardo Bortolini, e Guilherme Torriani foi chamado para o lugar de Felipe Borges.

Retrospecto
Na última participação em um Mundial de handebol, o Brasil fez história. Em janeiro de 2019, o time comandado por Washington Nunes terminou a competição em nono lugar depois de vencer quatro equipes europeias no torneio.

Mas, apesar do feito histórico, o ano de 2019 não teve um saldo todo positivo. Nos Jogos Pan-Americanos de Lima, o Brasil não conseguiu ficar com o ouro, perdendo na semifinal para o Chile, o que complicou a classificação para os Jogos Olímpicos.

A competição
O Campeonato Mundial de handebol masculino acontecerá entre os dias 13 e 31 de janeiro de 2021 e contará, pela primeira vez, com 32 seleções. Na primeira fase, os três melhores de cada chave seguem para a segunda fase, que ainda não tem os cruzamento definidos.

A Dinamarca é a atual campeã do Mundial de handebol, que terá também a França, maior vencedora da competição com seis títulos. Vale lembrar ainda que República Tcheca e Estados Unidos desistiram de disputar o torneio após surtos de coronavírus em suas equipes. No lugar deles, estão, respectivamente, Macedônia do Norte e Suíça.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS