Handbeach | Pedro Nogueira/Da Redação | 20/03/2012 11h47

Rádio Clube no masculino e Dom Bosco no feminino vencem 1º Circuito Verão do Rádio Clube

Compartilhe:

Campo Grande (MS) - Foi realizado neste domingo, 18, no Rádio Clube, o 1º Circuito Verão de Handbeach, nas categorias masculino e feminino.

No feminino, quatro equipes participaram da competição: Salesianos Dom Bosco, EMT Handebol Clube A, EMT Handebol Clube B e Rádio Clube. Dom Bosco ficou com o título após vencer o EMT Handebol Clube B.

Pelo Masculino, Rádio Clube foi o grande campeão após final equilibradíssima contra o Tempero Manero. Zamigos venceu Dumont Escola de Aviação e ficou com o terceiro lugar. Completando a classificação, OH2 Academia, Facundo Imobiliária e Eri Handebol Clube foram 5º,6º e 7º colocados.

O handbeach

Na década de 80, o handebol era praticado nas praias brasileiras apenas como uma recreação de verão. Usava-se as dimensões de uma quadra e asregras do handebol de salão. Porém, as primeiras competições oficiais de beachhandball foram organizadas pelos italianos em 1993, na praia de Giulianova. 

Além dos times locais, participavam também algumas equipes da cidade de Teramo. Simultaneamente, holandeses também desenvolveram regras para essa novamodalidade. Após algumas sugestões e trocas de experiências, ambos países -Itália e Holanda - elaboram as novas regras que logo seriam oficializadas pela IHF(Federação Internacional de Handebol).

Em setembro de 1994, o Prof. Manoel Luiz Oliveira participou do XXV Congresso da IHF, na cidade de Amsterdan(Holanda). Ao acompanhar algumas partidas nas praias holandesas e alguns videos, teve seu primeiro contato com as novas regras da modalidade. Chegando ao Brasil, Manoel Luiz entrou em contato com o COB (ComitêOlímpico Brasileiro) para divulgar a nova modalidade e sugerir a sua inclusão no Festival Olímpico de Verão em 1995.

Sugestão aceita, iniciaram-se os preparativos para a realização do primeiro torneio internacional de beach handballno Brasil. Inicialmente, foram convidados três seleções européias: Itália, Holanda e Portugal. Como a Holanda não pôde participar, foi substituída pela Argentina. A bola é lisa e de borracha. A masculina pesa aproximadamente 360g comum diâmetro de 17,5cm. A feminina pesa aproximadamente 290g com umdiâmetro de 16,5cm. Para crianças e categorias menores deve ser usada umabola com peso e diâmetro menores.

Cada equipe é composta por 8 jogadores(destes, devem estar presentes no início do jogo no mínimo 6 jogadores). Cadatime deve manter durante todo o jogo 4 jogadores na quadra (1 goleiro e 3 nalinha). O número de substituições é ilimitado. Se o número de jogadores durante o jogo for menor que 4, o jogo termina e o outro time conquista a vitória. Todos os jogadores devem jogar descalços (mas podem usar meias e bandagens), ouniforme deve ser composto com camisa e shorts, ambos devidamente numerados.

As partidas de handbeach são jogadas em uma quadra de areia ( 27 x 12 m) em 2 sets de 10 minutos. Os times (masculino ou feminino) são compostos por 3 jogadores e um goleiro.

Cada set, obrigatoriamente, terá um vencedor, dessa forma, havendo empate no set, a disputa vai para o GOL DE OURO. Por outro lado, se cada equipe vencer um set, a disputa final vai para o emocionante "um contra o goleiro", onde cada time, com cinco jogadores diferentes, tem cinco chances para pontuar e decidir a partida.

PONTOS:

Gol Regular
1 ponto
Gol Espetacular (pirueta)
2 pontos
Gol aéreo
2 pontos
Gol de Goleiro
2 pontos
Tiro de 6 metros
2 pontos

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS