Futsal | Com Fundesporte | 16/04/2023 07h42

Curso em Amambai preparou profissionais para treinamento de futsal

Compartilhe:

Profissionais e acadêmicos de Educação Física participaram, no último fim semana, do curso “Futsal: princípios do treinamento técnico e tático, na base e alto rendimento”, em Amambai. A capacitação oferecida pela Unidade Pedagógica e de Formação (UPF) da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte) proporcionou aos participantes mecanismos para o ensino da modalidade no contexto escolar e também com foco na preparação de equipes para competições de alta intensidade.

Ex-jogador profissional de futsal e treinador de futsal há mais de duas décadas, o professor Márcio Aparecido Alves (Marcinho) foi o ministrante do curso, que teve 77 inscritos, abrangendo participantes de Amambai e região. Com certificação de 20 horas, o conteúdo programático incluiu princípios para atleta e treinador de futsal; trabalhos dos principais fundamentos; atividades lúdicas e técnicas de aquecimento; atividades para treinar contra-ataque; jogos de marcação; sistemas ofensivo e defensivo; goleiro-linha na base e alto nível.

Natural de Ponta Porã, Fabiana Lima Silva foi uma das inscritas no curso. A professora ministra aulas de futsal nas escolas estaduais Joaquim Murtinho e Adê Marques por meio do Programa MS Desporto Escolar (Prodesc) da Fundesporte e se deslocou por mais de 100 quilômetros para participar da capacitação. “Um curso que vai agregar nas minhas aulas de futsal, no projeto na escola. Venho colocando em prática uma variedade de atividades envolvendo técnicas e tácticas, que vai ser muito bom para minha vida profissional”, destacou a professora.

Alexandre Ostemberg é professor de escolinha de futsal em Amambai e trabalha com crianças e jovens na faixa etária de três a 17 anos. Para ele, a capacitação foi fundamental para aperfeiçoar técnicas de ensino da modalidade tanto na iniciação, quanto nas demais fases de desenvolvimento de atletas.

“Foi um curso muito bom, com um excelente palestrante, o Marcinho. Ele foi jogador profissional, nos passou um pouco da sua experiência e soube explicar muito bem. Então, foi uma experiência enriquecedora para adquirir conhecimentos. Só tenho a agradecer pelo curso. Aprendi muitas coisas e espero que tenha mais vezes na nossa região”, detalhou Alexandre.

Gabriel Vinicius Schind também agradeceu a capacitação oferecida pela Fundesporte. As aulas teórico-práticas foram realizadas no Ginásio de Esportes “Deputado Flávio Derzi”. “Gostei muito da aula do Marcinho, trouxe muito conhecimento para mim e para os demais professores. Eu gostaria que todo mundo tivesse a oportunidade de participar desse curso e só tenho a agradecer”.

O curso “Futsal: princípios do treinamento técnico e tático, na base e alto rendimento” foi realizado pelo Governo de Mato Grosso do Sul, por intermédio da Fundesporte e Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania (Setescc), e teve o apoio da Prefeitura Municipal de Amambai e Secretaria Municipal do Desporto e Cultura (Sedesc).

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS