Futsal | Lucas Castro | 27/07/2019 14h10

Coxim é tricampeão da Copa Morena de Futsal

Compartilhe:

Em partida marcada pela emoção, a Seleção de Coxim superou o Vó Maria/Mega Stands, de Campo Grande, na final da Copa Morena de Futsal 2019. Após empate em 1 a 1 no tempo regulamentar, o time do Norte do estado venceu nas penalidades. A decisão aconteceu no ginásio poliesportivo Dom Bosco, na capital, na manhã deste sábado (27).

O título coxinense veio somente na terceira série de cobranças alternadas de pênalti. A equipe da Capital Nacional do Peixe levanta pela terceira vez a taça da competição mais badalada do futebol de salão sul-mato-grossense, após ter vencido em 2001 e no ano passado.

O confronto

A finalíssima teve início com estratégias de jogo bem definidas pelas equipes. O detentor do título de 2018 trabalhava a posse de bola e encurralar o adversário no campo defensivo. Por sua vez, o Vó Maria/Mega Stands, em sua primeira final na Morena, entrou em quadra com postura mais defensiva, com forte marcação individual. Os contra-ataques em velocidade, portanto, foram a principal arma da agremiação campo-grandense.

Os contragolpes resultaram em êxito. Foi assim que saiu o primeiro gol da decisão. Jaqueta encontrou Rodrigo Acre, que presentou Dieguinho com belo passe. Este arrematou com precisão, suficiente para bater o goleiro Marcinho. 1 a 0.

Em resposta imediata, a equipe coxinense quase igualou. Fleber cobrou falta “com violência” e consegui colocar a bola no canto da meta defendida por Túlio, do Vó Maria. Contudo, o tento foi anulado, porque a cobrança, que deveria ter sido feita em dois toques, foi realizada de modo direto.

Na segunda etapa, o Coxim foi para cima, em busca do empate, com intensos remates à baliza adversária. Em uma das oportunidades, o arqueiro Túlio, em manhã iluminada, teve de realizar três defesas em lances contínuos. Pressionado, o time da capital não passava do meio da quadra.

A pressão foi tamanha, que a equipe nortista foi feliz. Em jogada de roubada de bola, a bola encontrou Rodriguinho, que igualou o marcador. O gol deu “gás” ao time interiorano, que deu continuidade à pressão.

Aos 10 minutos, a defesa do Vó Maria recuou bola indevida ao goleiro Túlio. A arbitragem marcou tiro livre indireto. A batida deu trabalho ao arqueiro do Vó Maria. A bola ainda ficou no pé de Coxim, que tentaram dois disparos, defendidos por Túlio.

Nos minutos finais, Diego, da Seleção de Coxim, chutou em cheio na trave com a canhota, em jogada veloz de contra-ataque. O Vó Maria chegou a equilibrar as ações do duelo nos últimos instantes da final, mas o placar não saiu da igualdade.

Pênaltis

A primeira cobrança, da série de três para cada equipe, foi da equipe da Cidade Morena. Maninho, do Vó Maria, chutou, para defesa de Marcinho. Xitão colocou Coxim na frente. Mazinho, posteriormente, fez para o Vó Maria. Igualada a série, Túlio, o “iluminado”, teve de colocar “a cara na bola”, literalmente, para realizar a defesa.

Rodrigo Acre, para o Vó Maria, e Binho, por Coxim, converteram, na sequência das batidas. O placar insistiu em não sair do empate e, portanto, as equipes foram para as cobranças alternadas, uma para cada agremiação.

Dieguinho, do Vô Maria, fez. Marcinho, do Coxim, idem. Posteriormente, Pedrão, para o Vô Maria e Dani, do Coxim, também converteram e provocaram a terceira série de cobranças.

Dodô, do Vô Maria, encontrou a trave em sua cobrança. O gol do título coxinense, então, estava nos pés Naldinho, que não titubeou e corre para a galera, que marcou presença “em peso”, no Poli. Coxim tricampeão da Copa Morena de Futsal.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS