Futsal | Com FEEMS | 06/08/2022 07h56

Aquidauana conquista a medalha de prata no Campeonato Escolar de Futsal

Compartilhe:

Na sexta-feira no Ginásio Sérgio Lorenzato em Balneário Camboriú – SC foi realizada a final da Série Cobre do Campeonato Brasileiro Escolar de Futsal. A Escola Estadual Cândido Mariano até saiu na frente do marcador contra o representante de Tocantins, mas no fim, acabou cedendo ao grande jogo imposto pelo oponente e terminou como vice-campeã da categoria cobre no naipe masculino.

O VI Campeonato Brasileiro Escolar de Futsal é organizada pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE) por meio da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte) em parceria com a Federação Catarinense do Desporto Escolar (FCDE). A atual edição conta com um total de 28 participantes de todo o Brasil (nas categorias masculina e feminina).

Primeira Fase

Na categoria masculina, a Escola Estadual Cândido Mariano disputou a primeira fase ao lado dos representantes de Santa Catarina, Rondônia e Mato Grosso. A equipe sul-mato-grossense teve confrontos de alto nível pelo grupo F que contou com a participação dos “donos da casa” da Escola de Educação Básica Prof. Giardini Luiz Lenzi como cabeça de chave. Na rodada de abertura, logo de cara, Mato Grosso do Sul teve uma “pedreira pela frente” e acabou sendo goleada por 7 a 0 para Santa Catarina.

Na segunda rodada, a equipe de Aquidauana-MS conseguiu a sua reabilitação, com uma vitória por 2 a 1 sobre a Escola Estadual de Ensino Médio Major Guapindaia de Rondônia. Com o triunfo conquistado no segundo embate, MS entrou na briga acirrada por uma vaga nas séries subsequentes do torneio (prata e bronze).

Porém, no último compromisso da fase inicial, a derrota por 3 a 1 para a Escola Estadual Francisco Alexandre Ferreira Mendes de Mato Grosso “custou caro” e o time acabou ficando na última posição do grupo com 3 pontos na tabela de classificação por conta dos critérios de desempate.

Fase Final – Série Cobre

Após um descanso merecido para recuperar as energias no Beto Carreiro World, os estudantes-atletas da Escola Estadual Cândido Mariano entraram em quadra inspirados para o duelo da semifinal contra a Escola Estadual Sebastiana Lenir de Almeida do Amapá. A equipe de MS desempenhou a sua melhor atuação dentro do Brasileirão Escolar e aplicou uma sonora goleada por 10 a 2 frente aos amapaenses.

Na sexta-feira (29) na grande decisão da série cobre contra o Centro de Ensino Médio Félix Camoa de Tocantins, Mato Grosso do Sul saiu na frente do marcador ainda nos primeiros minutos da primeira etapa. Claudemir ariscou de fora da área, a bola desviou no meio do caminho e foi mansamente morrer no fundo gol, do lado oposto do goleiro adversário, 1 a 0.

Apesar da vantagem, o nervosismo dos jogadores de MS acabou atrapalhando o time e os tocantinenses aproveitaram os erros do setor defensivo para chegar a virada e em seguida ampliar a vantagem. Após sofrer o terceiro gol, os sul-mato-grossenses esboçaram uma reação com uma bela finalização de Lincoln que bateu cruzado para diminuir 3 a 2.

No entanto, novamente o fator psicológico foi determinante no desenrolar da partida e os jogadores da instituição de ensino de Tocantins, mesmo cometendo muitas faltas, conseguiram marcar mais 2 gols antes do intervalo. No segundo tempo, sempre que os aquidauanense faziam um gol e ameaçavam encostar no marcador, acabavam abrindo espaços na defesa e sofrendo outro gol nas jogadas seguintes. No fim, o jogo terminou em 8 a 4 e a Escola Estadual Cândido Mariano acabou ficando com a medalha de prata, mas saiu de cabeça erguida da finalíssima com um digno vice-campeonato.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS