Futebol Feminino | Olimpíada Todo Dia | 21/08/2020 11h23

Liga dos Campeões Feminina retorna com quatro brasileiras na briga

Compartilhe:

A Liga dos Campeões Feminina vai voltar com oito equipes na luta pelo título da temporada 2019/2020 do principal torneio de clubes do futebol feminino planeta. Com jogos disputados na Espanha a partir de sexta-feira (21), quatro atletas brasileiras lutarão pelo título: a atacante Ludmila, pelo Atlético de Madrid, a também atacante Giovanna Queiroz, do Barcelona, ambos da Espanha, e as meio-campistas Formiga e Luana Bertolucci, do Paris Saint-Germain, da França.

Suspenso em março por conta da pandemia do coronavírus, o torneio será retomado exatamente do momento em que parou: nas quartas de final. Com um formato diferenciado de confrontos únicos nessa reta decisiva, as oito equipes vivas na competição terão como palco os estádios de San Mamés, em Bilbao, e o Anoeta, em San Sebastián. A definição do campeão do torneio será no próximo dia 30.

Na reabertura da competição, o Atlético de Madrid e Barcelona fazem um clássico espanhol na briga por uma vaga na semifinal. O adversário do vencedor do confronto encara o vitorioso do encontro do Glasgow City, da Escócia, e o Wolfsburg, da Alemanha. No outro lado da chave, o PSG enfrenta o Arsenal, da Inglaterra, enquanto as francesas do Lyon disputam a vaga diante do Bayern de Munique, da Alemanha.

Atlético de Madrid x Barcelona – Sexta-feira, 13h
O confronto que reabre a disputa da Uefa Women’s Champions League será entre as atuais principais potências femininas na Espanha. O duelo marcado para o estádio de San Mamés terá o Barcelona, atual campeão da Liga Espanhola, encerrada de maneira antecipada por conta da pandemia, e o Atlético de Madrid, segundo colocado da liga local.

Além da tabela nacional dar a vantagem para o Barça, o retrospecto recente dá o favoritismo à equipe catalã. O Barcelona derrotou os Colchoneros pelo placar de 6 a 1 no primeiro turno espanhol. No segundo turno as equipes acabaram empatando por 0 a 0.

Além disso, pesa em favor da equipe blaugrana o fato de ter um histórico recente mais vivido na competição. É o primeiro clube da Espanha ao chegar numa decisão, fato ocorrido na temporada anterior, e esteve nas quartas de final nas últimas cinco edições da competição europeia.

A recém-contratada Giovanna Queiroz, brasileira de 17 anos que possui dupla cidadania e já defendeu as seleções do Brasil e da Espanha nas categorias de base, foi inscrita e pode fazer a estreia oficial no ataque do Barcelona.

Por outro lado, o Atlético de Madrid atinge o estágio das quartas de final pela primeira vez na sua história. Campeã recente de três edições da Liga Espanhola, a equipe busca agora brigar pelo seu espaço no cenário europeu.

Para isso, o clube da capital precisará ainda superar um enorme desfalque. Um dos destaques da temporada até aqui, a atacante Ludmila está descartada do clássico por estar suspensa por acúmulo de cartões amarelos. A brasileira foi peça fundamental até aqui com dois gols e duas assistências nas quatro partidas que disputou na Champions.

Glasgow City x Wolfsburg – Sexta-feira, 13h
No confronto menos badalado dessas quartas de final, o forte Wolfsburg, da Alemanha, enfrenta a equipe que domina o futebol feminino na Escócia, o Glasgow City, num duelo marcado para o estádio Anoeta.

Vencedor da Champions League nas temporadas 2012/13, 2013/14, o clube alemão foi ainda finalista em duas edições recentes da competição: 2015/16 e 2017/18, sendo derrotado em ambas pelo Lyon.

Atual tetracampeã nacional, a equipe possui como principal aposta a atacante dinamarquesa Pernille Harder, autora de incríveis 34 gols em 30 partidas na temporada. Cinco deles foram anotados na Liga dos Campeões.

Já o Glasgow City, principal azarão nessa fase do torneio, conquistou as últimas 13 edições da liga escocesa do futebol feminino e buscará surpreender nesta sua segunda oportunidade nas quartas de final da Champions. Na outra ocasião, em 2014/15, acabou goleado pelo PSG.

PSG x Arsenal – Sábado, 15h
Em outro confronto envolvendo atletas brasileiras, o PSG, das meio-campistas Formiga e Luana Bertolucci, busca vaga nas semifinais diante do Arsenal, da Inglaterra, em duelo marcado para o estádio Anoeta.

Segundo colocado do campeonato francês na última temporada, o Paris Saint-Germain busca o seu primeiro título europeu após ter sido derrotado em duas finais recentes de Liga dos Campeões, em 2014-15 e 2016-17. Personagem frequente nas últimas fases finais da competição, a equipe francesa foi eliminada nas quartas de final da última temporada pelo Chelsea, clube inglês vizinho londrino do Arsenal.

Para chegar ao seu objetivo, o elenco parisiense conta com duas atletas brasileiras: a experiente Formiga, que aos 42 anos defende o clube francês desde 2017, e a recém contratada Luana Bertolucci, que chegou em janeiro deste ano para reforçar a equipe justamente na reta final da competição europeia. Após ter assinado por seis meses, ela renovou o contrato.

Pela frente, o PSG terá o forte Arsenal, equipe com mais participações na história do torneio, são 13, desde a primeira edição em 2001/02. Campeão em 2006/07, o clube inglês é o único ainda vivo na atual disputa que ainda não possui vaga garantida para a próxima edição.

Na luta pelo bi campeonato europeu, os Gunners apostam as fichas na atacante holandesa Vivianne Miedema. Aos 24 anos, a centroavante soma 26 gols em 18 jogos na temporada e é a atual artilheira da Champions League Feminina com 10 gols marcados.

Lyon x Bayern – Sábado, 15h
Principal clube de futebol feminino do mundo, o Lyon irá em busca da sétima conquista, a quinta consecutiva. Para conseguir o objetivo, precisará superar o Bayern de Munique no San Mamés.

Atual tetra campeão do torneio europeu, o Lyon chega novamente com um favoritismo. Além do retrospecto, a equipe ainda segue mostrando força com conquistas recentes como a Copa da França, em que superou o PSG na decisão, e no torneio amistoso do Troféu Veolia.

Por outro lado, uma das principais jogadoras do elenco francês está fora: a holandesa Ada Hegerberg. Apontada como a melhor jogadora do planeta em 2018, a atacante rompeu os ligamentos do joelho em janeiro e não vai se recuperar a tempo de atuar na partida.

O Bayern busca igualar a melhor campanha na história da Liga dos Campeões. Chegou na semifinal do torneio justamente na última temporada. Na campanha recente do futebol alemão, um dos poucos a retornar após a pandemia do coronavírus, os bávaros acabaram com o vice após serem superados pelo Wolfsburg.

Confira a tabela completa da Liga dos Campeões
Sexta-feira (21/08)

Glasgow City x Wolfsburgo
Atlético de Madrir x Barcelona

Sábado (22/08)

Arsenal x Paris Saint-Germain
Lyon x Bayern de Munique

Terça-feira (25/08)

Semifinal 1 (Vencedor de Glasgow City e Wolfsburgo x Atlético de Madrid e Barcelona)

Quarta-feira (26/08)

Semifinal 2 (Vencedor de Arsenal e PSG x Lyon e Bayern)

Domingo (30/08)

Final

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS