Futebol Europeu | UOL | 28/06/2007 12h28

Treinador italiano Fabio Capello é demitido do Real Madrid

Compartilhe:

Madri (Espanha) - O italiano Fabio Capello foi demitido do cargo de técnico do Real Madrid. Após uma reunião nesta quinta-feira, a diretoria decidiu, por unanimidade, despedir o treinador, confirmando as especulações que rondavam o noticiário do clube desde o início do ano.

Nem mesmo o título espanhol, conquistado em uma acirrada disputa com o arqui-rival Barcelona até a última rodada, foi suficiente para segurar Capello. O treinador tinha problemas de relacionamento com a diretoria, que, inclusive, já estava tratando da contratação de um substituto.

O lugar de Capello poderá ser ocupado pelo alemão Bernd Schuster, que levou o Getafe à final da Copa do Rey -perdeu para o Sevilla. O clube merengue, no entanto, diz que não quer abrir negociações enquanto ele não estiver liberado para trocar de time.

"Capello foi muito questionado, a mídia e os torcedores pediram a saída dele", justificou o diretor de Futebol do clube, Pedja Mijatovic, ao justificar a demissão. "Nós e o presidente confiamos nele e acertamos, ganhamos a Liga. Temos a capacidade de tomar boas decisões em momentos importantes, e o Real Madrid está por cima de qualquer pessoa."

Mijatovic, que não quis falar sobre possíveis substitutos, declarou também que Capello não seria o nome mais indicado para comandar o time. "Não achamos que Capello é a pessoa certa para guiar o Real na direção que queremos. Agora, temos tempo para pensar em quem será o novo treinador."

Capello, que deixou a Juventus após o rebaixamento do time para a Série B do Italiano, foi um dos investimentos feitos pelo presidente Ramon Calderón no início da temporada passada. Ele chegou para tirar o Real Madrid de um "jejum" de títulos e iniciar um processo de renovação, principalmente depois da aposentadoria de Zinedine Zidane.

Para isso, Capello pediu a contratação de jogadores de sua confiança, como o zagueiro Cannavaro, eleito o melhor do mundo, e o volante Emerson. Além deles, o clube contratou o meia Diarra, do Lyon, e o atacante Van Nistelrooy, do Manchester United.

No meio da temporada, com a má fase do time, Capello se desentendeu com alguns jogadores e afastou astros do porte de Ronaldo e Beckham. O brasileiro migrou para a Itália, passando a defender o Milan, enquanto o inglês se recuperou e voltou a ser titular do time.

Na reta final do campeonato, quando o Real já ameaçava ultrapassar o Barcelona, Capello já tinha outras convicções. Robinho virou titular absoluto, jogando como meia ao lado de Beckham, e o treinador dava mostras de ter controle sobre a equipe. No fim, com tropeços do Barça, o time merengue conquistou o 30º título nacional, o que não foi suficiente para segurá-lo no comando.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS