Futebol Europeu | GE.net | 23/10/2006 10h09

Real vence o clássico e joga desconfiança para Barcelona

Compartilhe:

Madri (Espanha) - Acabou de vez a desconfiança com que a torcida do Real Madrid olhava o time armado pelo técnico Fabio Capello. Após a convincente goleada sobre o Steaua Bucareste pela Copa dos Campeões, por 4 a 1, o time merengue fez 2 a 0 no Barcelona, neste domingo, no estádio Santiago Bernabéu, e transferiu as críticas que vinha recebendo para o arqui-rival.

Apesar da derrota, o time catalão manteve a liderança do Campeonato Espanhol, com os mesmos 16 pontos do Valencia. O problema é que o craque Ronaldinho Gaúcho está longe de sua melhor fase desde que disputou a Copa do Mundo e o ataque do Barça vai mal sem o contundido Samuel Eto'o. Para piorar, a equipe de Frank Rijkaard vinha de derrota para o Chelsea na Copa dos Campeões.

Já o Real Madrid entrou de vez na briga pelo título. Contando com mais uma grande atuação de Robinho, que ofuscou Ronaldinho, os galácticos somaram outros três pontos na tabela e subiram para 14, igualando-se ao Deportivo La Coruña na quarta colocação. No próximo final de semana, o Real vai visitar o vice-lanterna Gimnástic, enquanto o Barcelona receberá o Recrativo Huelva, tentando se reabilitar no Camp Nou.

Enquanto a torcida espanhola ainda comemorava o título mundial de Fórmula 1 conquistado por Fernando Alonso, o Real Madrid deu motivo para a maioria merengue do Bernabéu vibrar ainda mais. Logo aos 2 minutos de clássico, Sergio Ramos cruzou na área e Raúl, livre de marcação, completou de cabeça para as redes.

A vantagem no placar conseguida já no início empolgou o Real Madrid e assustou o Barcelona. Aos 14, Robinho gingou na frente de Zambrotta e cruzou para Raúl, que quase fez mais um. A bola parou no travessão do goleiro Victor Váldes. Mais quatro minutos e o Rei das Pedaladas voltou a incomodar a defesa catalã, chutando colocado e obrigando boa defesa do camisa um adversário.

Com Ronaldinho Gaúcho sumido em campo, era o argentino Lionel Messi quem tentava responder pelo Barça. Ele se movimentava bastante, mas não conseguia levar muito perigo ao goleiro Casillas. O clássico também era nervoso. O lateral-esquerdo brasileiro Sylvinho, por exemplo, desentendeu-se e trocou empurrões com Raúl, e o volante Emerson fez falta dura em Messi antes do final da primeira etapa.

Como o gol que abriu o placar, o segundo do Real Madrid aconteceu pouco depois que a bola rolou no centro do gramado. Aos 5 minutos do tempo complementar, Robinho recebeu na direita de Guti, puxou o contra-ataque em velocidade e lançou Ruud van Nistelrooy na área, que completou na saída de Váldes. Mais uma vez, o Barcelona se desestruturou em campo.

O Real aproveitou o bom momento para acuar os visitantes. A torcida cantava alto nas arquibancadas, satisfeita como há tempos não ficava no Santiago Bernabéu, enquanto Robinho, Raúl e Nistelrooy desequilibravam em campo. Se não dava certo com a bola rolando, Ronaldinho Gaúcho ganhou algumas chances para se redimir com ela parada. No entanto, não acertou o pé nenhuma vez.

Do outro lado, Nistelrooy acertou novamente o travessão, quando tentou marcar por cobertura, e Robinho infernizava os adversários pedalando no meio, na direita e na esquerda. O clássico terminou com os gritos de "olé" da torcida do Real Madrid, o técnico Fabio Capello tranqüilo e o colega Frank Rijkaard bastante preocupado.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS