Futebol Europeu | GE.net | 22/02/2007 12h37

Em casa, Barcelona sofre derrota de virada e se complica

Compartilhe:

Barcelona (Espanha) - Como da água para o vinho, a fase do Barcelona não lembra em nada uma equipe que encantou o mundo há menos de oito meses. Na tarde desta quarta-feira, seus torcedores tiveram mais uma grande desilusão com os azul-grenás. Em pleno Camp Nou, os catalães perderam de virada para o Liverpool por 2 a 1 e se complicou nas oitavas-de-final da Copa dos Campeões.

As equipes voltam a se enfrentar no próximo dia 6 de março, no Anfield Park, e os mandantes poderão perder por até 1 a 0 que estarão classificados. Situação mais do que difícil para o Barça pensar em manter seu título. Isso mesmo diante de um rival tão nervoso quanto ele e que teve o técnico Rafa Benítez, que jamais perdeu para os espanhóis, expulso de campo. Faziam 18 jogos que os catalães não perdiam no Camp Nou.

Preocupado com a potência dos mandantes, o Liverpool começou a partida fechado na defesa, esperando para explorar o contra-ataque. A tática chamou o Barça para o ataque, mas a equipe não conseguia desenvolver o seu melhor toque de bola. A solução era apostar nas jogadas aéreas e foi assim que saiu o primeiro gol.

Aos 14, logo na primeira jogada de perigo da partida, Zambrotta cruzou no segundo pau e o luso-brasileiro Deco, livre de marcação, desviou sem chances para Pepe Reina defender. Quatro minutos depois, os catalães assustaram novamente, com o apoiador arriscando de longe.

No decorrer do primeiro tempo, o pesadelo catalão ia tomando forma. Os Reds adiantaram a marcação e passaram a pressionar o meio-campo. Ronaldinho, em dia pouco inspirado, não ameaçava, os ingleses cresceram de produção e, para tristeza geral, saiu o gol dos visitantes.

Aos 43, Finnan arriscou um cruzamento, a bola pegou efeito e obrigou Valdés a rebater. Na seqüência do lance, a defesa não consegue retomar o domínio e Bellamy cabeceia para as redes. O goleiro do Barça chegou a agarrar, mas a bola já tinha passado a linha do gol.

A partir da etapa final, o Liverpool resolveu mostrar seu futebol na Espanha. Ciente das condições que tinha de derrubar os catalães, arriscava-se cada vez mais ao ataque. Logo aos dois minutos, Gerrard cobrou falta na trave e assustou a torcida.

Aos 23, novamente o apoiador inglês assustou com outra falta, desta vez mandando a bola rente à trave direita. Quatro minutos depois, Saviola chutou para fora com ogoleiro caído e deu novo ânimo à torcida, mas o Liverpool sacramentou sua superioridade física e técnica pouco depois, aos 29.

Em jogada de puro oportunismo, onde brilhou a estrela do holandês Dirk Kuyt, os Reds viraram o placar. Após bate-e-rebate dentro da área, o meia conseguiu recuperar a bola no flanco direito da área e finalizou em cima de Valdés. John Arne Riise pegou de primeira e marcou.

Nos minutos finais, o Barça tentou impor uma correria em busca do empate, mas esbarrou na forte defesa dos ingleses. Novamente restou a opção de bola parada, mas nem neste quesito os catalães contavam com a sorte. Aos 42, Deco cobrou falta colocada e acertou o travessão. A decisão ficou para a Inglaterra e a temporada pode acabar de forma negativa para aquele que um dia foi eleito "o melhor time do mundo".

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS