Futebol Europeu | GE.net | 18/09/2007 15h24

Diego e Robinho se revêem na estréia de Real e Werder

Compartilhe:

Madri (Espanha) - Depois de quatro campanhas decepcionantes na Copa dos Campeões, o Real Madrid, nove vezes campeão europeu, começa nesta terça-feira tentativa de recuperar a sua imagem no Velho Continente. Contudo, a estréia contra o Werder Bremen, no Santiago Bernabeu, às 15h45 (horário de Brasília), pelo grupo C, terá uma peculiaridade para os brasileiros: o reencontro entre os ex- santistas Robinho e Diego, destaques da conquista do título brasileiro de 2002.

Desde que desembarcou na Espanha, em 2005, o atacante da seleção brasileira não conseguiu levar os merengues além das oitavas-de-final. O fraco desempenho dos madrilenhos, no entanto, é mais antigo: a equipe não ultrapassa as quartas-de-final há quatro anos. Além disso, o time da capital espanhola acumula três derrotas nas últimas estréias. Por isso, a ordem é começar com o pé direito.

"Começar ganhando é importante, pois a estréia pode ditar toda a campanha de uma equipe. Além disso, vamos começar atuando em casa o que aumenta a nossa responsabilidade. Para conseguir a classificação é preciso vencer todas em casa. Portanto, não podemos vacilar", avaliou Robinho.

Apesar dos tropeços na pré-temporada, o Real tem tido ótima campanha no Campeonato Espanhol, mantendo 100% de aproveitamento, com Robinho de titular. Mesmo assim, o brasileiro não está garantido para iniciar o confronto contra os alemães. Segundo o técnico Bernd Schuster, o ex-camisa sete do Santos disputa a sua vaga com Higuain. Na lateral-esquerda, Drenthe pode entrar no lugar de Heinze se o argentino for vetado. Outra novidade estará no banco: Robben foi relacionado e deve ganhar chance no segundo tempo.

O zagueiro alemão Metzelder, um dos confirmados, destaca a qualidade do adversário e a recuperação do ritmo do elenco. "O Werder é um time muito forte e sabemos que temos que trabalhar muito para vencê-los. Depois do bom início na Liga, queremos começar bem também na Champions. Mas acabamos de voltar ao ritmo de jogar duas vezes por semana. Aos poucos, vamos nos acostumar e aproveitar melhor os jogos".

No Werder, as dúvidas são maiores. Derrotados por 3 a 0 pelo Borussia Dortmund na última rodada, a equipe de Thomas Schaff tenta usar a Copa dos Campeões para se reabilitar da fraca campanha no Alemão. Diante do Real, no entanto, não poderá contar com os contundidos Frings, Borowski e do meia brasileiro Carlos Alberto. Com isso, a grande esperança é mesmo Diego.

Assim como Robinho, o camisa dez dos alemães também pede um triunfo na abertura. "Vamos precisar muito dos três pontos para iniciarmos com moral e diminuir um pouco a pressão quando atuarmos em casa. Para isso, será preciso explorar os contra-ataques e lembrar que o relógio é o nosso principal companheiro", recomendou o ex-santista, que economiza ao falar do primeiro confronto. "Será uma situação diferente, mas acho legal".

Olympiacos x Lazio - A Lazio volta a disputar uma Copa dos Campeões depois de quatro anos, e terá como primeiro desafio o Olympiacos, em Atenas. Os italianos, porém, tentam classificar à segunda fase sem muitas estrelas. As apostas estão nos atacantes Rocchi e Pandev. A cara nova será o goleiro uruguaio Muslera como titular, assim como vem acontecendo no Campeonato Italiano. Contra os gregos, a expectativa é de um jogo complicado.

"É uma partida cheia de dificuldades. Estamos muitos motivados, pois jogaremos três anos de trabalho", previu o técnico Delio Rossi, que assumiu a equipe com o objetivo de levá-la novamente ao principal torneio europeu.

No Olympiacos, os astros são ainda mais raros, principalmente depois da saída de Rivaldo, que trocou o time pelo AEK Atenas. Mesmo assim, o elenco conta com o zagueiro brasileiro Júlio César e o goleiro Nikopolidis, ídolo do clube. Para o confronto com a Lazio, tranqüilidade e três pontos são as palavras de ordem.

"É muito importante para nós conseguirmos a vitória. Temos visto e analisado os pontos fracos da Lazio, que será o rival mais duro para as demais equipes do grupo", previu o técnico Takis Lemonis.

FICHA TÉCNICA
REAL MADRID-ESP X WERDER BREMEN-ALE

Local: Santiago Bernabeu, Madri (Espanha)
Data: 18 de setembro de 2007, terça-feira
Horário: 15h45 (de Brasília)
Árbitro: Howard Webb (Inglaterra)
Assistentes: Darren Cann e Philip Sharp (ambos da Inglaterra)

REAL MADRID: Iker Casillas; Sergio Ramos, Cannavaro, Metzelder, Heinze (Drenthe); Gago, Sneijder, Guti, Higuaín (Robinho); Raúl e Van Nistelrooy.
Técnico: Bernd Schuster

WERDER BREMEN: Wiese; Pasanen, Mertesacker, Naldo e Tosic; Baumann, Vranjes, Jensen e Diego; Sanogo e Hugo Almeida.
Técnico: Thomas Schaaf

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS