Futebol de Mesa | Com Fundesporte | 22/02/2020 06h39

Torneio Aryzão 2020 de futebol de mesa define primeiro campeão

Compartilhe:

As competições do calendário 2020 da Federação de Futebol de Mesa de Mato Grosso do Sul (Fefumems) contam com o apoio do Governo do Estado, por intermédio da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte). O campeão da primeira etapa do Torneio Ary Novaes 2020, o tradicional “Aryzão”, foi definido no dia 8 de fevereiro. As partidas foram realizadas na sede da entidade, no Shopping Bosque dos Ipês, em Campo Grande.

Leonardo Anache foi quem ficou com o título da fase inaugural do torneio na temporada. O jogador fechou a campanha de campeão com 21 pontos conquistados em oito jogos, provenientes de sete vitórias e uma derrota, aproveitamento de 87,5%.

Anache só perdeu para Roberto Giolo (4 a 1), que assegurou a segunda colocação final, obtendo 16 pontos, de cinco triunfos, um empate e duas derrotas, aproveitamento de 66,7%. Beneides Júnior garantiu o bronze. O botonista teve 14 de pontuação, sendo quatro vitórias, dois empates e duas derrotas, aproveitamento de 58,3%. Confira aqui os resultados de todas as partidas e classificação geral do Torneio Aryzão - 1ª etapa.

A competição teve participação de nove jogadores. Conforme o regulamento da Fefumems, o Torneio Aryzão é disputado na regra “bola 12 toques”. De acordo com a entidade, serão sete etapas ao longo do ano e “será proclamado o campeão estadual da temporada 2020 o botonista que, ao término das etapas, ficar em primeiro lugar na somatória de pontos do Ranking, considerando o descarte de pontos de uma etapa”.

“A Fundesporte é uma parceira de longa data da Fefumems e nós somos muito gratos. Esse apoio é indispensável para o sucesso do nosso esporte. Já são quase 10 anos de Federação, levando o nome do nosso Estado para fora, pois participamos de competições nacionais”, evidencia o tesoureiro da Fefumems, Hélder Rafael Nunes.

Liga Pantaneira

Além da regra de 12 toques, a Fefumems aderiu à modalidade “dadinho” que, segundo Hélder Rafael, é a mais fácil de se praticar dentre as quatro tradicionais existentes. Nesta norma, a federação estadual promove anualmente a Liga Pantaneira, constituída de 10 etapas.

“A Pantaneira é o campeonato mais tradicional, começamos em 2012”, diz Rafael. Inclusive, a primeira fase foi realizada no dia 25 de janeiro e teve como campeão Roberto Giolo. Fernando Reis terminou em segundo e Leonardo Anache em terceiro lugar. Confira aqui os resultados de todas as partidas e classificação geral da Liga Pantaneira - 1ª etapa.

A Fefumems oferece treinos abertos e gratuitos todas as quartas e sextas-feiras, a partir das 19h, no Shopping Bosque dos Ipês, em Campo Grande. “Qualquer pessoa pode participar. Não precisa ter time formado, nem conhecimento prévio, nós ensinamos as regras aos praticantes e temos botões à disposição para emprestar. Esse esporte é tão saudável, reconhecido pela Secretaria Especial do Esporte, mas também se assemelha a um hobby, lazer, é muito divertido praticar”, finaliza Rafael.

As próximas etapas da Liga Pantaneira, Torneio Aryzão e demais competições podem ser consultadas no calendário oficial da Fefumems.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS