Futebol Amador | Débora Oliveira | 18/09/2021 10h24

Náutico Futebol Clube disputa todas finais na Copa Esperança

Compartilhe:

O clube de futebol de base de Mato Grosso do Sul, Náutico Futebol Clube disputará neste fim de semana as quatro finais da Copa Esperança de Futebol. A equipe foi formada através de uma iniciativa familiar que visava incentivar e retirar jovens talentos das ruas para levá-los ao futebol de campo. 

Atual presidente e formador do clube, Julio Cesar Ramos explica como se deu a formação da equipe. “O Náutico foi fundado em 1969, na geração do meu avô, é um clube de família onde ele resgatava crianças dos bairros para poderem jogar futebol e eu vim dessa geração do meu avô campeã da Copa Kaiser, onde jogava os clubes amadores e profissionais de Mato Grosso do Sul. Em 1994 o meu avô encerrou as atividades, parando com o projeto do Náutico, também conhecido como Família Náutico”.

“Em 2008/2009 em uma tarde de café com minha família, o meu avô disse que o sonho dele era ver novamente o nome do Náutico trabalhando com crianças e adolescentes, eu ainda jogava no profissional neste período e disse a ele que iria estudar, me formar em Educação Física e montar o projeto. Em 2014 fundei o Náutico novamente com CNPJ e toda documentação”. 

“Em setembro a gente teve o lançamento e, antes desse lançamento o meu avô sofreu um derrame e quase faleceu, mas graças a Deus, na data do lançamento, onde a gente colocou mais de 800 pessoas, ele pode estar presente junto com minha avó e ficou muito emocionado, acabou passando mal e voltando para casa, mas a gente deu início ao trabalho. Em 2014, três, quatro meses depois ele veio a falecer, deixando o legado dele para mim e eu tomei com responsabilidade e carinho e a gente foi trabalhando”. 

O projeto de iniciação esportiva e alto rendimento do clube hoje conta com mais de 200 crianças e jovens. Recebe apoio dos pais dos atletas e também de algumas empresas que acreditam no futebol de base, fornecendo medicamentos, frutas e apoio financeiro para a manutenção do Náutico. A equipe hoje trabalha com dois centros de treinamento, um para a parte social e o outro para a profissionalização dos atletas e consequentemente na venda dos mesmos para outras equipes.  

O presidente fala sobre os desafios de se trabalhar com o futebol de base no estado de Mato Grosso do Sul e sobre a falta de incentivo por parte dos clubes e empresários. “Falar sobre categoria de base dentro do nosso estado é sempre muito difícil, até porque para se trabalhar com essa categoria exige um aporte financeiro muito grande que é necessário. Hoje, infelizmente, os clubes do estado veem as categorias de base mais como gasto do que como investimento, a gente do Náutico já não, nós vemos nossa categoria de base como investimento pensando no futuro do nosso futebol de Mato Grosso do Sul e até mesmo do Brasil”.

“É muito difícil você conseguir um patrocínio master que vá manter o clube, os profissionais, ter um campo bom, um material bom, uma bola boa, frutas e suplementação para os meninos. É muito difícil trabalhar categoria de base aqui porque qualquer empresa, qualquer empresário, qualquer pessoa que queira investir vê a categoria de base como um gasto. Nós temos remado contra a maré e provado que a base é um investimento e a gente já tem meninos encaminhados para alguns clubes, a gente tem meninos no Palmeiras, no Fluminense, no Brasilis. A gente acredita que pode fazer a diferença dentro do nosso estado”.

É superando as adversidades de trabalhar a categoria de base que o Náutico entra em campo neste fim de semana em todas as categorias disputadas na Copa Esperança e vai em busca do título da competição. “Nossas categorias vieram muito bem, nosso sub 11 se classificou para as finais invicto; no sub 13 iniciamos bem devagar, tivemos algumas derrotas no decorrer da competição, mas graças a Deus a gente se acertou e voltamos ao alto rendimento. Nosso sub 15 é uma geração mais antiga do clube e se classificou muito bem, sem nenhuma derrota e sem tomar gols, tendo o melhor goleiro, melhor atacante da competição nesta categoria. No sub 17 é uma geração de alto rendimento, já profissional, é uma categoria que trabalha todos os dias e vem de um Estadual, sem perder nenhum jogo”.

Julio Cezar diz que as expectativas do clube para as finais são grandes, mas que respeita os adversários e sabe que terá que enfrentar as adversidades de uma final e o nervosismo de suas equipes. A decisão é um jogo que permite a oportunidade de se desenvolver tecnicamente, taticamente, cognitivamente, e entrarão em campo sabendo que no futebol tanto se pode vencer, como perder e empatar, mas que se preparam e entrarão no jogo buscando a vitória e o título da competição. 

O Náutico entra em campo neste sábado às 10h, enfrentando o Grêmio Santo Antônio no sub 13. No período vespertino encara o Projeto Asas do Futuro, às 13h, no sub 17. Às 14h duela contra Grêmio Santo Antônio no sub 15, e às 15h, enfrenta o Chelsea Brasil pelo sub 11. As partidas têm transmissão ao vivo no Facebook no Náutico Futebol Clube.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS