Festival Paralímpico promoverá inclusão para crianças com deficiência
Com o objetivo de divulgar as modalidades paralímpicas e promover a inclusão social por meio do esporte, acontecerá neste sábado (7) a 2ª edição do Festival Paralímpico 2024. O evento será realizado no Parque das Nações Indígenas, em Campo Grande, das 8h às 12h.
Organizado pelo CPB (Comitê Paralímpico Brasileiro) em parceria com o Governo do Estado, por meio da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer) e Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura), o festival é uma das principais iniciativas de inclusão no Brasil.
Desde sua primeira edição, em 2018, o Festival Paralímpico tem sido um evento de grande importância, sendo o único deste porte na América Latina. Seu principal objetivo é oferecer às crianças com deficiência a oportunidade de vivenciar diversas modalidades paralímpicas, de forma gratuita, e promover a inclusão social. Neste ano, a primeira edição da 2ª edição foi realizada em setembro, no Centro Poliesportivo Mamede Assem José, na Vila Almeida, em Campo Grande.
Durante o evento, os participantes terão a chance de experimentar três modalidades paralímpicas: voleibol sentado, atletismo e esgrima em cadeira de rodas. As atividades serão organizadas em sistema de rodízio, com duração de 30 minutos para cada modalidade.
Para Leandro Fonseca, diretor de Gestão de Políticas de Excelência e Capacitação Esportiva, o evento é uma excelente oportunidade para as crianças conhecerem modalidades que ainda têm pouca representatividade no estado. “O Centro de Referência é um ponto de entrada para esses atletas, juntamente com o Prodesc (Programa MS Desporto Escolar), nas escolas, permitindo que possamos aperfeiçoá-los e prepará-los para disputar as principais competições. Recentemente, retornamos das Paralimpíadas Escolares com a quinta colocação, o que demonstra que nosso estado está evoluindo e atendendo às pessoas com deficiência”, afirma Fonseca.
Amanda Velasco, coordenadora do Centro de Referência Paralímpico e responsável pelo evento, destaca que o festival é especialmente voltado para crianças que ainda não tiveram contato com o esporte paralímpico, oferecendo-lhes a chance de descobrir que é possível praticar atividades esportivas adaptadas. “No Festival, temos crianças que já praticam o esporte e outras que estão conhecendo o esporte paralímpico pela primeira vez. O evento também promove a interação entre crianças com e sem deficiência, além de aumentar a visibilidade do movimento paralímpico”, explica Amanda.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo link: https://forms.gle/mSLrfYPm8TSmxuKs6
Serviço
2º Festival Paralímpico 2024
Data: sábado, 7 de dezembro de 2024
Horário: 8h às 12h
Local: Parque das Nações Indígenas – entrada pela R. Ivan Fernandes Pereira, s/n – Campo Grande (MS)
Inscrições gratuitas
-
Liga de Futsal: Selvíria empata com Mirandópolis
Liga de Futsal: Selvíria empata com Mirandópolis
-
Brasil derrota EUA e avança à 2ª fase do Mundial de Handebol masculino
Brasil derrota EUA e avança à 2ª fase do Mundial de Handebol masculino
-
Cleonir Martins: A trajetória de um analista de desempenho de voleibol em MS
Apesar da resistência inicial ao voleibol, a convite de amigos, Cleonir decidiu experimentar
-
Atleta de MS marca, mas Itapirense perde na estreia da série A3 do Paulista
Jogando no estádio Coronel Francisco Oliveira, em Itapira, a equipe da casa perdeu pelo placar de 2 a 1
PARCEIROS
- Domingo, 19 de Janeiro de 2025
- Futsal Liga de Futsal: Selvíria empata com Mirandópolis Com foto Com vídeo
- Segunda-feira, 20 de Janeiro de 2025
- Handebol Brasil derrota EUA e avança à 2ª fase do Mundial de Handebol masculino Com foto Com vídeo
- Vôlei Cleonir Martins: A trajetória de um analista de desempenho de voleibol em MS Com foto Com vídeo
- Futebol Atleta de MS marca, mas Itapirense perde na estreia da série A3 do Paulista Com foto Com vídeo
Tweets by esporteagil