Esportes Radicais | Da redação/com Assessoria | 30/10/2013 12h01

Voo livre abre Jogos de Aventura - Pantanal Extremo em Corumbá

Compartilhe:

Corumbá (MS) - Com a participação de 60 atletas de Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Goiás, Santa Catarina e Mato Grosso, o voo livre, uma das seis modalidades em disputa, abrirá o Pantanal Extremo – Jogos de Aventura, que acontece em Corumbá de 21 a 24 de novembro. A competição reunirá 550 atletas brasileiros e terá a primeira maratona nacional (30 km) de stand up paddle.

Promovido pela prefeitura da histórica cidade, o Pantanal Extremo é o maior desafio para os amantes dos esportes radicais, unindo a habilidade dos atletas e obstáculos naturais em meio a maior planície alagável do mundo, como a morradia das reservas minerais, o Rio Paraguai e a Estrada Parque (antiga estrada boiadeira). As outras modalidades são: ciclismo, maratona aquática, canoagem e orientação.

Rota do tuiuiú

O voo livre acontecerá às 8h dos dias 22 e 23, com decolagem no Morro Tromba dos Macacos, o mais alto do Estado, com 680 metros. São três provas, nas categorias parapente open, parapente serial e asa delta. Para a atleta e diretora da Federação de Voo Livre de MS, Vanessa Coin, o local é ideal para a prática do esporte porque o morro, por concentrar minério, gera muita térmica.

“Além do mais o visual não tem igual, é indescritível”, diz ela, que pratica voo livre há 15 anos, acostumada a explorar a Serra de Maracaju (divisor entre o Planalto e o Pantanal). “Participei dos Jogos de Aventura em 2004 e voar com o tuiuiú (ave símbolo do Pantanal) é muito lindo. Seguindo ele você ganha as correntes e melhora seu rendimento, tornando o voo ainda mais emocionante”, contou.

A programação oficial do Pantanal Extremo foi divulgada nesta terça-feira e inclui cursos, palestras e oficinas relativas às modalidades em disputa, envolvendo profissionais, acadêmicos e alunos das escolas públicas, a partir do dia 21 de novembro.  Outras atividades paralelas são: passeio ciclístico, voos com balão de ar quente (porto geral) e  show de abertura, no dia 22, com a banda Os Mochileiros.

Ciclismo: atrações

No dia 23, tem o segundo dia de voo livre e largada da maratona de canoagem (30 km) na Baia do Tuiuiú (Rio Paraguai), às 8h. Às 9h, ciclismo (downhill), nas escadarias do Cristo Rei do Pantanal, com 504 degraus. Às 15h, início do mountain bike (circuito Cidade Histórica), com a participação de Luciene Ferreira da Silva, bicampeã brasileira, e Magno Prado Nazareth, outro destaque nacional.

No mesmo dia, também acontecerá a maratona aquática, às 10h, no Rio Paraguai, com as provas amadoras de 1.000, 400 e 200 metros, e às 15h, a categoria principal (5 km). A prova noturna de orientação larga às 20h, no circuito Cidade Histórica, entre ladeiras de paralelepípedos, a orla portuária e casarões centenários.

Maior desafio

O último dia de competição, 24, terá uma das provas mais esperadas, válida pelo campeonato brasileiro: a Race Maratona (30 km), maior desafio já proposto até hoje para os atletas do stand up paddle no Brasil, com largada na Baía do Tuiuiú, às 9h. Presenças confirmadas dos líderes do ranking nacional, o paulista Paulo dos Reis e a baiana Bárbara Brazil Nunes (bicampeã brasileira).

Outra competição que exigirá muita resistência será a maratona de mountain bike na Estrada Parque, com percursos de 28,3 km e 53,8 km, nas categorias elite, máster, feminino elite e open. A largada será às 7h do dia 24. A última prova de orientação será às 8h, em área do Exército (mata fechada), próxima à fronteira com a Bolívia. Os jogos se encerram às 14h com a entrega dos últimos prêmios.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS