Editorial | Da redação | 10/09/2006 13h42

Setembro: Resultados Internacionais

Compartilhe:

Neste mês de setembro falaremos sobre resultados. Muito temos feito criticando a falta de apoio da iniciativa pública e privada para o esporte de Mato Grosso do Sul, que em despeito disso, segue alcançando conquistas e elevando o nome do nosso Estado em âmbito nacional e até internacional.

Internacional porque a lutadora campo-grandense de kung fu, Juliana Justino, segue mostrando porquê é uma das principais atletas desta modalidade no país e no mundo; ela conquistou o bi-campeonato pan-americano de kung fu wushu, em competição realizada em Toronto, Canadá.

Outra conquista que o mundo todo pode ver foi a medalha de prata de Cândido da Silva Júnior no Campeonato Mundial de Natação Júnior, realizado no Rio de Janeiro. Na prova dos 50 metros borboleta, o atleta que hoje treina em Belo Horizonte, fez o tempo de 24s91. O cassilandense deu suas primeiras braçadas em Dourados e hoje defende o Minas Tênis Clube.

Já a garota campo-grandense Mylena Barbosa Peixoto defendeu a seleção brasileira feminina cadete de handebol que conquistou a segunda colocação no Campeonato Pan-Americano, que foi realizado entre os dias 28 de agosto mês e 3 de setembro, em Blumenau/SC. Mylena joga atualmente na equipe catarinense da Universidade Concórdia; ela atuou em todos os jogos, sendo uma das principais jogadoras da seleção nesta competição.

No Rio de Janeiro, representantes do nosso Estado conquistaram medalhas no Campeonato Mundial de Jiu-jitsu. Roberto Abreu Filho conquistou a medalha de bronze; já Rafael Perassoli Pinheiro conquistou o título mundial em sua categoria, na faixa azul. Outra conquista foi o sucesso de organização do Campeonato Brasileiro Juvenil de Judô, que a Federação realizou no Guanandizão e viu nossos atletas ganharem seis medalhas. Claudemir da Silva conquistou o título da categoria super-ligeiro; o Estado sagrou-se vice-campeão feminino por equipes e Estevão Lopes Miranda (meio-médio) foi prata na categoria meio-médio; já Karoliny Rodrigues (médio), Daiane Tavares Queiroz (pesado) e Luis Augusto Ramiro (médio) conquistaram a medalha de bronze.

Todos os resultados destes atletas foram muito importantes para Mato Grosso do Sul, mas sabemos que nenhum resultado acontece sem muito treinamento. Por isso, queremos parabenizar três professores pelo seu trabalho. Primeiramente, a presidente da Federação de Ginástica de MS, Sarita Mendonça Bacciotti, que promoveu um grande festival da modalidade em agosto, e tem lutado conti-nuamente para estimular a prática da modalidade na cidade. Segundo, parabéns para Júlio César Pelezinho, que completou 20 anos de atividades em sua escolinha de futsal; a contribuição de Pelezinho para o futsal de MS e para a formação de nossas crianças é inestimável, ainda mais por toda a responsabilidade que esta pessoa tem, ao tratar cada criança com respeito e ministrando não apenas o esporte ao atleta, mas também carinho e educação. Por último, um professor menos conhecido, que o Esporte Ágil teve o prazer de prestigiar seu trabalho neste mês: o treinador de atletismo Waldir Nogueira de Jesus, que atua com crianças da rede pública de ensino, tem revelado talentos e já vislumbra alguns de seus atletas entre os melhores do país.

Este editorial destacando resultados é uma homenagem às conquistas de nossos atletas sul-mato-grossenses, por representarem o Estado e persistirem em seus treinamentos, buscando a totalidade dos benefícios que o esporte pode trazer para o cidadão.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS