Editorial | Da redação | 08/10/2006 19h24

Outubro: Expectativas para o esporte de Mato Grosso do Sul

Compartilhe:

Com o governador eleito para o próximo mandato, a comunidade desportiva sul-mato-grossense aguarda pelas definições e rumos que o esporte tomará nestes próximos anos. Esperamos um compromisso sério por parte de nossos governantes, assim como envolvimento em nossa causa, uma vez que o esporte pode trazer tantos benefícios à sociedade.

Duas definições que podem mudar o rumo do esporte estão uma em âmbito estadual e outra no âmbito nacional. A primeira diz respeito ao FIE (Fundo de Investimento Esportivo), sobre sua manutenção e sobre possíveis alterações; a segunda diz respeito a tão esperada Lei de Incentivo ao Esporte.

A exemplo da Lei Rouanet, de apoio à cultura, o projeto da Lei de Incentivo Fiscal para o Esporte (PL 6999/06) prevê investimentos privados em projetos esportivos por meio de doações e patrocínios. Os valores aplicados poderão ser deduzidos do Imposto de Renda em até 4% para pessoas jurídicas e até 6% para pessoas físicas. Para serem beneficiados pela Lei, os projetos deverão ser aprovados por comissão específica do Ministério do Esporte.

A criação de uma lei de incentivo fiscal para o esporte que beneficie as empresas patrocinadoras de atletas é uma luta de décadas dos atletas brasileiros e uma das primeiras reivindicações dos atletas da Comissão Nacional, criada em 2000, e que hoje é presidida pelo medalhista olímpico Lars Grael. A aprovação desta lei pode aumentar em grande escala o número de empresas com desejo de patrocinar o esporte, alcançando deduções em impostos e impulsionando a prática esportiva no país e, conseqüentemente, a educação e a inclusão social por meio do esporte.

Enquanto em isso, em terras sul-mato-grossenses, para tristeza de todo o povo sul-mato-grossense, faleceu no dia 3 de outubro, o corredor Edmundo Scheuneman, aos 86 anos de idade. Atleta consagrado, ele já foi terceiro colocado de sua categoria na São Silvestre. Exemplo de vida, o atleta parou de competir aos 66 anos, mas seguia acompanhando o atletismo de perto, incentivando os jovens e mostrando, como exemplo vivo, que o esporte é imprescindível para uma vida saudável e alegre. O Esporte Ágil presta suas condolências e nosso sentimento de pesar à família e aos amigos desse esportista e grande exemplo.

A matéria que ilustra nossas páginas de destaque fala sobre as modalidades disputadas pelos atletas da Capital, nos Jogos Abertos de Campo Grande, promovidos pela Funesp com as Federações Esportivas. O evento que obteve sucesso e classificou as equipes campo-grandenses para os Jogos Abertos de Mato Grosso do Sul, que serão realizados em Jardim, no mês de outubro.

Procuramos contemplar tudo aquilo que de melhor aconteceu no cenário esportivo do Estado no último mês. Desejamos a você uma ótima leitura e, para o esporte sul-mato-grossense, uma ótima perspectiva de crescimento com o novo panorama político que se descortina em Mato Grosso do Sul.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS