Editorial | Da redação | 06/05/2007 16h15

Maio: Parques são opções de esporte e lazer na Capital

Compartilhe:

No Dia do Trabalhador, primeiro de maio, a administração municipal assumiu um importante trabalho para a cidade de Campo Grande, tornando-se a responsável pelos parques Jacques da Luz (Moreninhas), Tarsila do Amaral (bairro Vida Nova) e Ayrton Senna (Aero Rancho), que foram criados e administrados até então pelo Governo do Estado. Desde o início do ano, as atividades nos parques, como cursos de esportes e artes estavam abandonados e sua área sofrendo a degradação natural e também de vândalos. A Fundação Municipal de Esporte (Funesp), presidida pelo professor João Rocha, já anunciou que irá retomar as atividades já na primeira quinzena de maio, oferecendo para a população dos bairros adjacentes boas opções de lazer e esporte.

O que se tem dito e ouvido é que o prefeito Nelsinho Trad pegou um verdadeiro "abacaxi" para descascar, por causa dos custos de manutenção dos parques, porém, nada é mais plausível do que a utilização destes espaços físicos em prol da população, para que se garanta o direito que ela possui de ter acesso ao esporte e lazer, para que as crianças tenham um espaço para "jogar bola" e adultos possam fazer caminhada sem correrem o risco de serem atropeladas ou expostas à outros perigos. Ao invés de abacaxi, esta pode ser mais uma das boas soluções encontradas para que a população campo-grandense tenha possibilidade de levar uma vida saudável, independente de sua classe social. O administrador dos parques será Carlos Alberto de Assis, assessor especial da Funesp e presidente do Esporte Clube Comercial. Esperamos que a Prefeitura e Funesp utilizem o máximo que estes parques e também o Guanandizão podem propiciar à população, confirmando sua política que entende a importância do conjunto esporte&lazer para a sociedade.

Hora de vencer - Os campeonatos realizados em Mato Grosso do Sul começaram efetivamente neste mês de abril. Foram registradas pelas lentes do Esporte Ágil, disputas como os estaduais de vôlei, atletismo, xadrez; o brasileiro de basquete infanto-juvenil, além de disputas na natação, automobilismo, ciclismo, futebol, futsal, motociclismo, orientação, tênis, vôlei de praia e vários tipos de lutas e artes marciais. Destacamos a boa organização da vigésima segunda edição dos Jogos Escolares Campo-grandenses (JECs), os mais tradicionais da cidade, na faixa etária de 15 a 17 anos. Neste mês de maio, aguardamos a mesma organização para a disputa mirim dos JECs, para que possamos ser bem representados nos JEMS e também nas Olimpíadas Escolares.

Campeões - Parabenizamos os garotos da seleção estadual de basquete infanto-juvenil e treinador Goiaba, que foram vice-campeões do 25º Campeonato Brasileiro de Basquete Grupo 3, em torneio realizado na cidade de Brasília-DF. Outro feito digno das palmas de toda imprensa foi a primeira colocação no feminino e a terceira posição no masculino, no Campeonato Brasileiro de Judô Região V, realizado na cidade de Ji-Paraná-RO. Outro destaque no judô é o sensei João Rocha, faixa preta sétimo dan, como chefe da delegação brasileira de judô nos Jogos Pan-americanos 2007. O anúncio foi feito durante o Prêmio Esporte Campo Grande, por Paulo Wanderley Teixeira, presidente da Confederação Brasileira de Judô, que aproveitou para reiterar a convocação do sul-mato-grossense Marcos Shimabukuro para arbitrar na etapa de Belo Horizonte da Copa do Mundo de Judô. Estas convocações demonstram o prestígio e o bom momento que vive o judô do Estado, que tem trabalhado forte nas categorias de base e agora já pode sonhar com seus atletas chegando à elite do esporte em um futuro não muito distante.

Noite de gala - O destaque da edição é a entrega do Prêmio Campo Grande, este que está se tornando a noite de gala do esporte da Capital. No Palácio Popular da Cultura, no dia 26 de abril, o Prefeito Nelsinho Trad e outras autoridades homenagearam desportistas, técnicos e dirigentes que se destacaram em 2006, levando o nome de Mato Grosso do Sul para o país e para o mundo. Na entrega dos troféus e diplomas, estiveram ao lado de Nelsinho, o sensei João Rocha, Vital Severino Neto, presidente do Comitê Paraolímpico Brasileiro, Paulo Wanderley Teixeira, presidente da Confederação Brasileira de Judô, e Ivaldo Brandão Vieira, presidente da Associação Nacional de Desporto para Deficientes (Ande), além de deputados, vereadores e autoridades. Todos os vencedores do prêmio estão nas páginas centrais deste jornal, por terem conquistado importantes títulos representando toda a população campo-grandense.

 

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS