Editorial | Da redação | 07/01/2007 19h45

Janeiro: As promessas de início de ano

Compartilhe:

Um novo ano se inicia e, com ele, todas as velhas promessas que dificilmente chegam a dezembro. Uns querem economizar dinheiro, outros querem emagrecer ou arranjar uma namorada, um emprego, e ainda há aqueles que prometem amar mais ou, no mínimo, odiar menos.

A promessa de voltar à prática regular de esportes é comum entre uma grande massa que chega a idade adulta, conseqüência do ritmo frenético de vida da sociedade ocidental que toma todos os tempos possíveis na vida das pessoas. A competitividade no trabalho, a necessidade de aprofundar-se nos estudos, faz com que as pessoas se fechem em si mesmas e deixem de conseguir tempo até para cultivar seus relacionamentos em família e no círculo de amizades, e, a prática esportiva fica somente nos planos que efetivamente não são cumpridos.

O esporte, porém, não deveria ser tão relegado a segundo plano, pois ele certamente proporciona qualidade de vida aos seus praticantes. Não apenas o esporte, mas as atividades físicas em geral, como exemplo, caminhadas, danças e atividades nas academias de ginástica. Em Campo Grande, quando passamos no final da tarde por nossas praças esportivas, observamos uma grande concentração de pessoas praticando caminhada e outras atividades físicas ou esportivas. Temos certeza de que o objetivo de todas essas pessoas seja um só: a busca de uma melhor qualidade de vida; saindo fora de suas casas, desligando-se do estresse do trabalho encontram nas atividades físicas formas de lazer, entretenimento, saúde e a possibilidade de fazer novas amizades e não ficam presas mentalmente na busca constante do sucesso financeiro, descobrem que a prática esportiva pode lhes trazer muitos outros benefícios.
 
Nosso desejo para todos é que o ano de 2007 seja repleto de muitas alegrias e também de muito esporte e qualidade de vida. Desejamos que todos que se dedicam à prática esportiva possam encontrar incentivo e apoio, para fazer do esporte um instrumento transformador de realidades, de educação e de inclusão social. Mas, falando em promessas...

- Durante a campanha eleitoral, o governador eleito André Puccinelli prometeu a um grande grupo de federações manter a verba destinada ao Fundo de Investimento Esportivo (FIE), que desde sua criação, ajudou muito as federações desportivas e atletas sul-mato-grossenses. Porém, vale lembrar que no ano de 2006, o ex-governador Zeca do PT reteve a verba empenhada e quase todas as federações sofreram com problemas financeiros e dificuldades para cumprir seus calendários de competições.

- Já a promessa de nossos representantes nacionais tardou, mas não falhou. O Presidente Lula sancionou a tão esperada Lei de Incentivo ao Esporte. Pela nova lei, empresas poderão deduzir até 4% do Imposto de Renda para patrocínio ou doação a projetos esportivos. A lei Rouanet também permite a dedução de 4% para projetos culturais. O problema para artistas e atletas era que, inicialmente, o teto da renúncia fiscal era o mesmo. Todo ano, o governo concede um valor específico para a renúncia fiscal. No caso de cultura e do esporte, pela nova lei, os dois setores fatalmente disputariam a mesma parcela dessa renúncia fiscal para seus projetos culturais ou esportivos. A nova medida provisória visa resolver essa disputa por recursos, destinando uma parcela à parte do valor total da renúncia fiscal permitida pelo governo para projetos esportivos. A Medida Provisória criou um inciso na lei de renúncia fiscal que determina um teto de investimento no esporte fixado em 1% da renúncia fiscal total.

- Existem ainda as promessas de revelações esportivas para este ano de Jogos Pan-americanos no Rio de Janeiro. Estas promessas sonham levantar a bandeira brasileira nos pódios da maior competição esportiva das Américas. Estamos torcendo pelo três-lagoense Gustavo Mendonça no atletismo, pelo douradense Magno Prado no ciclismo, pelos campo-grandenses Roberto Abreu e Alan Régis na luta olímpica, entre tantos outros que ainda estão na disputa por uma vaga na delegação brasileira para o Pan Rio-2007.

Com todas estas promessas, desejamos ao desportista sul-mato-grossense um ano repleto de conquistas e muita superação, mesmo contra todas as adversidades, para que o esporte continue sendo elevado e reconhecido como uma atividade imprescindível na vida de todos nós.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS