Diversos | (Com informações da Fundesporte) | 05/11/2004 12h29

MS estréia nesta 6ª na competição nacional

Compartilhe:

Jogos da Juventude foram abertos nesta 5ª

A equipe feminina de handebol representou oficialmente Mato Grosso do Sul no desfile de delegações, durante a solenidade de abertura dos Jogos da Juventude, realizada na tarde desta quinta-feira, no Ginásio do Cruzeiro. A abertura teve a presença de várias autoridades, entre elas o Ministro dos Esportes, Agnelo Queiroz e o Secretário de Estado do Esporte e Lazer do Distrito Federal, Weber de Azevedo Magalhães. Acompanhadas da Banda do Colégio Marista de Brasília, as delegações adentraram o ginásio, fizeram o juramento do atleta e o acendimento da pira. Mesclando uma mensagem social, um grupo de crianças do projeto Amigos da Gente e alunos da equipe infantil de natação da Secretaria de Esporte e Lazer local, conduziram várias chamas olímpicas, simbolizando a pureza da eterna juventude. Antes de declarar abertos os VIII Jogos da Juventude, o Ministro do Esporte, Agnelo Queiroz, enfatizou a importância da competição. "Estes Jogos da Juventude marcarão a vida de vocês, jovens atletas. Daqui tiraremos muitos talentos que irão representar o Brasil em muitos eventos internacionais. Continuem treinando e estudando porque vocês ainda nos darão muitas alegrias no futuro. Nossa prioridade é fazer com que a escola seja a base do esporte no país", disse. O Ministro do Esporte lembrou ainda da grandiosidade do evento e projetou o trabalho a ser desenvolvido nos próximos anos. "Os Jogos da Juventude contam com três mil atletas, metade do número presente em uma edição dos Jogos Pan-americanos. Isso mostra a importância da competição. Já demos o pontapé inicial para o desenvolvimento de atletas para os Jogos Pan-americanos Rio 2007, Jogos Olímpicos de Pequim 2008 e já vamos fazer nosso planejamento para os Jogos de 2012". As equipes iniciam oficialmente as competições esportivas a partir desta sexta-feira, com disputas de atletismo, handebol, ginástica olímpica e pólo aquático. Nas pistas de atletismo, Mato Grosso do Sul participa com 8 atletas, sendo 6 de Três Lagoas e 2 de Campo Grande, todos comandados pelo técnico Reinaldo Abrão Camargo. Na ginástica Olímpica, o Estado estréia com uma equipe formada de 7 jovens. O time feminino de handebol joga às 10h30, contra Goiás, e o masculino, enfrenta o time da casa, às 16h30.
Congresso técnico - A realização do Congresso Técnico Geral, realizado na tarde desta quarta-feira, deu início às atividades dos VIII Jogos da Juventude, que acontecem em Brasília, no período de 4 a 14 de novembro. A reunião ocorreu no Hotel Torres e contou com a presença do Secretário Nacional de Esporte de Alto Rendimento, André Arantes, Secretário de Esporte e Lazer do Distrito Federal, Weber de Azevedo Magalhães, representantes do Comitê Olímpico Brasileiro, Ricardo Avelar e Jessé Soares de Oliveira, além dos chefes das delegações participantes. André Arantes falou sobre a importância de se realizar os Jogos da Juventude, considerado uma das maiores competições da faixa etária entre 15 e 17 anos. "Esta é uma possibilidade de integrar atletas de 27 unidades federativas do Brasil, que representam o que se tem de melhor no esporte de alto rendimento brasileiro", enfatiza. No decorrer do congresso, foram detalhados aspectos técnicos dos Jogos, ressaltando que o regulamento de cada modalidade fica sob a responsabilidade das respectivas confederações. Assim como no ano anterior, a organização dos Jogos prossegue com as avaliações que buscam traçar o perfil do atleta brasileiro nesta faixa etária. As atividades são feitas através de aplicação de questionários.
Novidades nos Jogos - Segundo um dos coordenadores gerais do evento, Jessé de Oliveira, a oitava edição dos Jogos da Juventude chega com algumas novidades que devem ser ressaltadas. Uma delas é a implantação inédita do projeto "Turismo Cívico". O projeto vai ser desenvolvido em parceria com a Secretaria de Estado de Turismo e tem o objetivo de confraternizar jovens de vários estados em passeios que possibilitem os atletas e técnicos conhecerem a Capital. A previsão é que, no período de 05 a 13 de novembro, as delegações tenham 03 ônibus por turno, disponíveis para os passeios, que deverão ser previamente agendados. Caso haja necessidade, o transporte poderá ser ampliado. Outra novidade do evento é referente ao projeto Bolsa Atleta Federal, criado pelo Ministério do Esporte. As informações são que os três primeiros colocados de cada prova, das modalidades individuais, tanto feminino, quanto masculino, garantem o direito de pleitear uma bolsa em 2005. Ricardo Avelar explica que, de acordo com a lei do projeto, os nomes dos atletas precisam ser publicados em boletins de competições nacionais, como por exemplo, os Jogos da Juventude. Ele informa também que, os coordenadores das modalidades coletivas terão a função de preparar critérios que indiquem três nomes de maior destaque de cada equipe coletiva. Os valores devem variar entre 350 e 750 reais por mês. A última informação é que serão oferecidas palestras, cursos e clínicas de arbitragem aos técnicos, dirigentes, acadêmicos, atletas, entre outros. As reuniões abordam temas sobre várias modalidades e serão ministradas por técnicos de seleções brasileiras.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS