Diversos | Com Prefeitura de Costa Rica | 04/08/2022 09h56

Costa Rica disputa XI Olimpíadas das APAEs de MS em Corumbá

Compartilhe:

Com o apoio do Poder Público, os atletas/alunos e os profissionais da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Costa Rica estão em Corumbá, nesta terça-feira (2), para a disputa da XI Olimpíadas das APAEs de Mato Grosso do Sul. A instituição enviou 7 atletas e 1 técnico, o professor Joelcio Divino da Silva, além de uma acompanhante, que darão suporte aos alunos.

A APAE de Costa Rica disputará provas nas modalidades atletismo, revezamento 4 por 100, pelota, arremesso de peso, corrida Down 50 e 100 metros.

Os jogos especiais são sediados em Corumbá, entre os dias 2 a 5 de agosto. A abertura do evento será no Centro Múltiplo Esportivo “Lucilio de Medeiros”, da rua Porto Carreiro, às 19h30min. O objetivo do evento é estimular a ação participativa e integrada de atletas, profissionais, dirigentes e familiares, para sua inclusão na sociedade, por meio de práticas esportivas.

Para a Coordenadora Regional dos jogos das APAEs, Michele Caroline Fabian, a participação nos jogos traz grandes expectativas e crescimento, tanto para os alunos, quanto para os profissionais que estarão acompanhando-os. “Em termos de desenvolvimento, para os nossos atletas, a experiência é ótima, pois, proporciona um crescimento e desenvolvimento pessoal. Além dessa troca, há a visão de mundo e interação social. Sendo assim, as expectativas para a participação dos jogos são imensas, além do desejo de bons resultados”, destacou a coordenadora dos jogos.

De acordo com o secretário municipal de Esportes, Artur Baird, a participação dos atletas da APAE de Costa Rica nas Olimpíadas, possui uma linha metodológica adequada com o conceito mais ampliado e abrangente da educação inclusiva. “O esporte tem comprovado a importância na qualidade de vida de todas as pessoas e sem dúvida é ainda mais importante para as pessoas com deficiência”, argumenta o gestor do esporte costarriquense.

Estão participando 41 APAEs de Mato Grosso do Sul. Sendo, Costa Rica, Campo Grande, Água Clara, Alcinópolis, Amambaí, Angélica, Antônio João, Aparecida do Taboado, Brasilândia, Bandeirantes, Bela Vista, Bataguassu, Camapuã, Caarapó, Chapadão do Sul, Corumbá, Coxim, Dois Irmãos do Buriti, Dourados, Eldorado, Fátima do Sul, Guia Lopes da Laguna, Iguatemi, Inocência, Ivinhema, Itaporã, Itaquiraí, Miranda, Naviraí, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Paranaíba, Paranhos, Ponta Porã, Rio Verde de Mato Grosso, Rio Brilhante, São Gabriel do Oeste, Sete Quedas, Sonora, Taquarussu e Três Lagoas.

A fase estadual em Corumbá será uma seletiva para a XXIII Olimpíadas Especiais das APAEs – Edição Nacional, que ocorrerá em Aracaju – Sergipe, de 5 a 10 de dezembro de 2022.

Olimpíadas Especiais das APAEs

As Olimpíadas Especiais das APAEs são realizadas desde 1973, com o objetivo de proporcionar aos alunos das entidades, não só participar de um evento de amplitude nacional, mas, também, de oportunizar momentos de interação com outras pessoas, uma vez que frequentemente são impossibilitados pelas barreiras físicas e sociais.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS