Capoeira | Da redação | 14/12/2016 13h53

Projeto que propõe ensino de capoeira nas escolas é aprovado

Compartilhe:

Foi aprovado por unanimidade na sessão desta terça-feira (13) o Projeto de Lei 62/2016, de autoria do deputado estadual João Grandão (PT/MS), que institui o reconhecimento do caráter educacional e formativo da atividade de capoeira de modo que as unidades educacionais da educação básica, públicas e privadas possam celebrar parcerias com associações ou outras entidades que representem mestres e demais profissionais da capoeira.

Após segunda votação, o PL 62/16 segue agora para a sanção do Executivo. “Espero que o governador tenha a sensibilidade de sancionar o projeto, que não só irá valorizar e fortalecer a prática da capoeira em Mato Grosso do Sul como enriquecerá a educação básica com conteúdos populares de uma das mais expressivas manifestações da cultura brasileira”, disse o deputado João Grandão.

Grade Escolar – Sendo sancionado o PL, o profissional de capoeira será acompanhado pela coordenação pedagógica da escola, que se responsabilizará pela adequação nos conteúdos curriculares. Para ministrar as aulas, seria exigido do profissional o vínculo com a entidade parceira da escola.

Histórico – As atividades de capoeira no Brasil tem uma longa história de resistência, pois sua origem vem do período da escravidão no País, quando houve o acirramento da luta dos escravos pela liberdade.

A capoeiragem chegou a ser proibida pelo Código Penal de 1890 e sistematicamente criminalizada. A capoeira foi superando proibições, perseguições e repressões institucionais e vencendo preconceitos até que, em 2008, o Ministério da Cultura, por meio da iniciativa do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) foi registrada como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS