Boxe | Da redação | 23/12/2016 14h46

Luís Cláudio estreia com vitória no profissional

Compartilhe:

Digno de aplausos. Essa definição para a trajetória curricular de 228 lutas e 36 títulos de campeão, dos quais dois internacionais, do sul-mato-grossense Luís Cláudio “Punho de Aço”, 30 anos, que encerra carreira no boxe olímpico para seguir no mundo do boxe profissional.

E na sua estreia nessa nova fase, Punho de Aço, como passou a ser conhecido, derrotou, por pontos, o argentino Marcelo “Criters” no último sábado (19), em Santa Cruz de La Sierra, no Ginásio Sante Rosita. A vitória empolgou toda equipe, que, segundo Luís Cláudio, seus empresários já programam disputa pelo título nacional.

Sobre a luta de estreia, o atleta natural de Coxim – 239 km de Campo Grande, disse à imprensa boliviana: “Derrubei ele (Maercelo Criters) duaz vezes no primeiro round, mas ele é muito forte que continuou no combate.” O confronto de seis rounds, na categoria 57kg, marcava a luta centenária como profissional do argemtino, que era franco favorito, mas não resistiu a velocidade, agilidade e a potência dos golpes de Luís “Punho de Aço”, que teve total dominio do combate. “Me preperei da melhor forma possível; estava bem fisica e técnicamente”, complementou.

A vitória de forma espetácular deu visibildiade ao sul-mato-grossense, que motivou surgimento de convites para outros desafios. “Já tenho uma luta programada para fazer em São Paulo, no mês de Janeiro e pelo que meus empresários me falaram há também outros convites para lutar em outros paises da Amérrica do Sul” . Luís Cláudio prefere ainda lutas no Brasil, pois, planeja disputar o título nacional. “Antes de tudo quero pensar no título de campeão brasileiro. Por isso, em 2017, a principio, devo priorizar lutas no Brasil, mas isso não impede de fazer lutas no exterior”, explica Luizinho, como também é conhecido carinhosamente pelos amigos.

FAÇANHAS NO BOXE OLÍMPICO
Em 12 anos de boxe olímpico Luís Cláudio Cardoso da Silva “Punho de Aço”, encerra uma trajetória vitotiosa, que marca a história do boxe sul-mato-grossense. Tem em sua bagagem a façanha de ter ganho mais de 90% dos campeonatos que disputou no Estado: Dos 38 campeonatos realizados no Estado, foi campeão 36 vezes. As duas que não foi campeão, foi em 2006, quando foi vice-campeão do Centro-Oeste e em 2016 o Torneio Internacionacional Luvas de Ouro em 2016 tsmbém ficou com a mmedalha de Prata.

O outro grande feito, foi que em mais de 120 confrontos contra atletas do Estado prerdeu apenas uma vez, omde mantêm invencibilidade de 11 anos. A única derrota contra sul-mato-grossensea aconteceu em 2005. À época perdeu para o então campeão do Circuito Sul-mato-grossense, Tiago Yatros. Despois desse confronto, voltaram a se enfrentar duas vezes e a vitória foi de Luís Cláudio.

ESPORTE AMADOR EXIGE HUMILHAÇÃO
Sobre o boxe olímpico, Luizinho diz que já dez sua parte e que o apoio que sempre teve foi atravéz da Federação de Boxe de Mato Grosso do Sul, que muitas vezes presenciou o Presidente Marcelo Nunes implorando ajuda ao esporte.

“Fiz a minha parte. Agradeço a todos que me ajudaram, como a Federação de Boxe do Estado que sempre me deu apoio. Mas foi um dos poucos, porque o esporte amador não tem o devido valor, não só no Mato Grosso do Sul, mas no Brasil”, coentou.

Para Luís, “o atleta e os que fazem o esporte amador são verdadeiros abnegados e que não são respeitados. Empresários, empresas e os setores públicos não tem noção real da importância do esporte no dia a dia das pessoas”, desabafa Luís “Punho de Aço”.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS