Bate-Bola | Osvaldo Sato / Da redação | 31/03/2007 11h39

Personalidade: Edinéa Camargo

Compartilhe:

Edinéa Camargo

Seguindo os passos da bi-campeã pan-americana Juliana Justino, a campo-grandense Edinéa Camargo, de 17 anos, recebeu sua primeira convocação para a seleção brasileira de kung fu. Em abril, ela vai para uma temporada de treinos em São Paulo, visando a disputa do Sul-americano de Kung Fu Wushu, em São Paulo, no mês de junho. Juntam-se a ela, os atletas Fabiano Bispo, Juliana Justino e Juliana Oshiro, que também participarão do treinamento oficial da seleção brasileira, de 6 a 8 de abril, na cidade de Campinas-SP. A disputa do Sul-americano está programada para o período de 6 a 10 de junho, também em Campinas.

Edinéa Camargo começou a praticar kung fu, há 10 anos, por influência de Juliana Justino. "Sempre gostei de kung fu; então, vi a Juliana em uma reportagem da televisão e me interessei; procurei uma academia perto de casa e encontrei justamente ela treinando no local". Coincidências a parte, Edinéia afirma que sempre teve também o apoio de sua família e que agora realiza um sonho. "A convocação é a realização de um grande sonho e uma responsabilidade muito grande", afirma a atleta, que faz parte da primeira seleção brasileira juvenil convocada para competições deste porte.

A colheita dos frutos. Desta forma, a bi-campeã pan-americana Juliana Justino encara a convocação de outros três-sul-mato-grossenses para a disputa do Sul-americano de Kung Fu Wushu, em São Paulo, no mês de junho. Juntam-se a ela, os atletas Fabiano Bispo, Edinéa Camargo e Juliana Oshiro, que participarão do treinamento oficial da seleção brasileira, de 6 a 8 de abril, na cidade de Campinas-SP. A disputa do Sul-americano está programada para o período de 6 a 10 de junho, também em Campinas.

Juliana mostrou-se muito contente com a convocação dos campo-grandenses para a Seleção. "Minha primeira convocação para a seleção brasileira foi em 1999, quando apenas eu representava Mato Grosso do Sul. Hoje, somos quatro atletas, um número grande para nosso estado, sendo que todos têm qualidades para estarem ali", afirmou a atleta. "Estou muito feliz, porque são pessoas próximas a mim e, certamente, um vai ajudar o outro".

Segundo Juliana, o período de treinamentos em abril será válido para o Sul-americano e também para futuras convocações. "Vamos juntos para o treinamento e essa companhia vai ser boa para mim e para eles; este treinamento vai ser válido para sermos observadas para outras convocações", disse.

Kung Fu Wushu - A origem desta arte marcial milenar chinesa remonta a dois séculos antes de Cristo, tendo surgido como uma técnica de caça numa sociedade primitiva e, gradualmente foi sendo utilizada em conflitos tribais, consolidando-se como técnica de guerra regular. Em algum momento não claramente definido da história, o wushu começou a se desmembrar da técnica de guerra, evoluindo-se para uma modalidade praticada predominantemente como esporte, defesa pessoal ou para fins profissionais não-militares. A natureza da arte marcial compreende a utilização de socos, chutes e também a utilização de "armas brancas".

O termo "kung fu" significa, grosso modo, "virtude, conhecimento ou habilidade adquirida através de esforço". Já o termo "Wushu" significa, literalmente, "técnica marcial", sendo esta uma luta que vai além do combate, estando intimamente ligada também à aspectos medicinais, filosóficos, religiosos, éticos e outros, resumindo parte das milenares tradições e ritos chineses.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS