Bate-Bola | Rosália Silva | 09/05/2005 11h53

Isaias fala sobre a Federação de Jiu Jitsu de MS

Compartilhe:

Isaias de Souza, 41 anos,

O diretor técnico da FJJMS (Federação de Jiu Jitsu de Mato Grosso do Sul), Luiz Cláudio Isaias de Souza, 41 anos, fala ao Esporte Ágil sobre o calendário de atividades para este ano na modalidade. E a expectativa de trazer para Campo Grande o Campeonato Centro-Oeste de Jiu Jitsu de Seleções no segundo semestre deste ano.

Eleito duas vezes (2003 e 2004) um dos cinco melhores técnicos do Estado pelo Prêmio Esporte MS da Sejel, Isaias explica que a Federação tem hoje cerca de 300 atletas filiados e é presidida por João Leopoldo Samways Filho.

Isaias veio para a entrevista acompanhado de três de seus atletas. Miguel "São Conrado" (campeão do desafio Brasil x EUA em abril deste ano), Fernando "Jean" (campeão paulista) e Robson "Aguinaga" (campeão brasileiro e paulista).


Esporte Ágil - A Federação de Jiu Jitsu já definiu o calendário de atividades para este ano?
Isaias de Souza - Nós tiramos um calendário, que está sujeito a algumas alterações, mas o que vimos em termos de campeonato para este ano é a partir de junho começar a seletiva para o Campeonato Mundial, onde os três primeiros colocados de cada peso e de cada faixa estarão classificados. Em setembro, temos agendado o 2º Open Corumbá, que faz parte do nosso calendário. E, em novembro, fechamos o ano com o Campeonato Estadual. Agora, haverá algumas outras etapas. Bonito está querendo uma etapa, Coxim também. O que vamos tentar ajeitar dentro do nosso espaço, o que for viável para a Federação.

Esporte Ágil - Hoje, quantos atletas são federados?
Isaias de Souza - O número de atletas vem aumentando bastante e hoje está em torno de trezentos atletas.

Esporte Ágil - Entre estes atletas, qual a participação do interior do Estado?
Isaias de Souza - A sede da Federação é na Capital, mas não deixa de abranger os atletas do interior do Estado. E estamos indo bem, nós estamos tirando alguns campeonatos de Campo Grande e levando para o interior.

Esporte Ágil - Alguns atletas de MS conquistaram títulos nacionais e internacionais nos últimos tempos. E, no geral, como MS está no cenário brasileiro?
Isaias de Souza - Mato Grosso do Sul está em um estágio em evolução. Em 2000, os lutadores começaram a sair para os grandes campeonatos e conquistar resultados. Então, agora temos campeões europeus, pan-americanos, mundiais, brasileiros e paulistas. Isso mostra a evolução do nosso Estado. Então, o fato de ter este intercâmbio, para o Pan Rio, disputamos etapas em São Paulo e estamos trazendo lutadores para cá, o que está dando uma tarimbada nos nossos lutadores. Os resultados são estes, bem espalhados e não passam só na Capital. Os lutadores do interior também são destaques, o que mostra que a coisa está se disseminando bem.

Esporte Ágil - E quais os projetos futuros da Federação?
Isaias de Souza - Em termos de campeonatos são estes, poucos campeonatos com nível técnico mais elevado. Então, com a vinda de lutadores de renome de outros estados para aumentar ainda mais o nível dos campeonatos e obviamente nossos atletas ficarão melhor preparados.

Esporte Ágil - Vocês também estão tentando trazer para o Estado alguma disputa nacional?
Isaias de Souza - Estamos pensando em trazer o Campeonato Centro-Oeste de Seleções para cá, talvez até o final deste ano. Faltam apenas alguns detalhes para fechar o Centro-Oeste, em que viriam os campeões de cada Estado do Centro-Oeste brasileiro. Cada um formaria a sua seleção e mandaria para cá.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS