Bate-Bola | Da redação/Osvaldo Sato | 02/08/2007 14h46

Ex-alunos parabenizam Pelezinho pelo 21º aniversário da Escolinha

Compartilhe:

Júlio Cesar Pelezinho

Campo Grande (MS) - A tradicional Escolinha de futsal do Pelezinho completa 21 anos neste mês de agosto e comemora sua história de conquistas e tradição. No dia cinco de agosto (domingo), Julio Cesar "Pelezinho", professor de educação física coordenador da escolinha, realiza um torneio com suas equipes contra outras tradicionais da cidade.

Formado em educação Física em 1983, o campo-grandense recebeu o apelido de Pelezinho quando criança, pela habilidade demonstrada com a "bola nos pés". Como técnico, ele sempre ressaltou o papel do esporte como fator primordial na educação e formação de uma criança. Com 21 anos formando atletas, Pelezinho já vê seus atletas formarem-se e ocuparem seus espaços na sociedade, tanto na educação física, como em outras áreas do conhecimento.

Um de seus alunos do passado, Antonio Carlos Novaes Filho formou-se em direito na Uniderp e ainda integra a equipe de futsal da instituição; ele acredita que os ensinamentos de sua infância na escolinha de futsal o acompanhem até hoje. "Guardo as coisas que aprendi quando participei da escolinha, o que foi ensinado segue comigo, pois a prática do esporte é fundamental para qualquer pessoa; meu pai também me incentivou desde cedo, eu acredito que o esporte foi fundamental para tornar-me a pessoa que sou", disse Toninho, que afirmou que é grato por aqueles que ensinaram na escolinha. "Quero agradecer a todos os professores que já passaram e estão lá; espero que ele continue formando atletas, cidadãos, que através do esporte, as pessoas possam se engajar melhor na sociedade; espero que daqui a 21 anos, ele ainda realize este belo trabalho", disse.

Há também os que seguiram o mesmo caminho, escolhendo a profissão da educação física. "Sempre tive desejo, desde cedo, de seguir pelo esporte e ele foi uma das pessoas em que me espelhei", disse Herculano Borges Daniel, coordenador de esportes do Colégio ABC e supervisor da equipe adulta de futsal. Ele lembrou que esteve nas primeiras equipes da Escolinha e também na inauguração do Ginásio Pelezinho. "Fiz muitas amizades que tenho até hoje, amigos de infância, lembranças boas, das viagens, dos campeonatos e das amizades; certamente pude aprender coisas que aplico na minha vida, que foram determinantes na formação do meu caráter", disse Herculano.

Pelo aniversário de 21 anos da Escolinha Pelezinho, Herculano parabenizou o professor por seguir por tantos anos com o sucesso em seu trabalho. "Quero dar os parabéns à ele, porquê ele é merecedor desse sucesso; ninguém fica de pé por tanto tempo, se não tiver qualidade, dedicação, e que continue desenvolvendo este trabalho maravilhoso, pois muitas crianças precisam disso, do esporte em sua educação; que Deus possa renovar suas forças para que ele continue por mais 21 anos e assim por diante", desejou o professor Herculano.

Já o acadêmico de direito Guilherme Azambuja Falcão Novaes, de 20 anos, lembra das viagens e dos ensinamentos que o esporte trouxe à sua vida. "Os nossos campeonatos internos eram muito tradicionais, e as viagens para o exterior, como Canadá e Itália, foram muito boas", lembra-se ele. "Praticando futsal na escolinha, aprendi valores como a responsabilidade, a importância da amizade, a educação; desejo que ele continue com este trabalho e que alcance todos seus objetivos", disse Guilherme.

Fator comum na opinião da maioria dos atletas formados na escolinha está o empenho de Júlio César Pelezinho em formar mais do que atletas, de formar cidadãos, de reforçar valores que muitas vezes estão esquecidos em nossa sociedade. Em entrevista ao Esporte Ágil na ocasião do aniversário de 20 anos de sua escolinha, Pelezinho reiterou sua convicção de que o esporte é ferramenta fundamental na formação e educação para todas as crianças. "Sempre treinei atletas, pensando em uma formação integral. O esporte pode ser fundamental na formação do caráter. Ele é também uma forma de inclusão social, de educação, de disciplina. Nem todas as crianças têm pais que colocam limites e dentro da Escola tem limites, até onde pode e não pode. Você consegue trabalhar com caráter e temos que desenvolver este trabalho nesta faixa etária, até os 14 anos... Muitas crianças não recebem a educação adequada, não são acompanhadas. Na escolinha eles têm atenção, direcionamento, disciplina", afirmou Pelezinho.

>> Confira a entrevista concedida por Pelezinho ao Esporte Ágil, em 02/08/2006.
>> Veja matéria sobre as comemorações do 21º aniversário da Escolinha Pelezinho.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS