Bate-Bola | Da Redação | 12/01/2006 16h07

Bate-Bola: Valter Araujo

Compartilhe:

Valter Araujo

Valter Araújo trouxe uma competição totalmente diferente e inusitada para Campo Grande, a Demolição. Cerca de 20 pilotos entram em uma arena com seus carros e começam a se bater até destruir os carros uns dos outros. O campeão vence por eliminação.

A Demolição foi criada por americanos e já acontece no Brasil há mais de vinte anos. Valter agregou o rock à destruição dos carros e daí surgiu o Rock Demolição. Um formato único desta competição que já acontece em nosso Estado há dezoito anos. Segundo Valter, o Rock Demolição está sempre recebendo convites para exportar shows e todo mês de abril sua equipe participa da Demolição em SP como convidada.

Em 2006 o Rock Demolição será promovido na 5ª edição do Auto Show, evento que acontecerá em parceria com o Moto Road. O Parque Laucídio Coelho será dividido para sediar os dois eventos simultaneamente entre os dias 15 a 19 de fevereiro.

Esporte Ágil - De onde veio a idéia de promover o Rock Demolição?

Valter - Sempre gostei de carro e sou apaixonado por rock. Na década de 80 assisti uma demolição lá em Brasília e quando vim para Campo Grande, em 1985, elaborei o Rock Demolição. A idéia era unir um show de entretenimento junto com a destruição de carros.

Esporte Ágil - O que é a Demolição?

Valter - Uma competição de destruição de carros. Cerca de 20 a 30 carros entram em uma arena para tirar o vencedor por eliminação. Para que o piloto não corra risco de vida, os carros são devidamente preparados para modalidade. É colocada uma gaiola de ferro em volta do piloto e do motor, o tanque de combustível é protegido, assim como a bateria. O piloto vai disputar na arena e tem que "sobreviver". A prova só é paralisada se acontecer algum acidente ou imprevisto que ponha a vida do piloto em risco, ou então se alguém passa mal ou pede para sair do carro. Há dezoito anos faço o Rock Demolição e até hoje ninguém morreu.

Esporte Ágil - E essa competição é comum em todo país?

Valter - Os americanos que criaram a demolição de carros. Em 1984 assisti uma prova em Brasília, a mesma que ocorre em outros lugares do Brasil. Mas nenhuma possui o mesmo formato que nós elaboramos que agrega o rock à demolição. Nossa prova é oficial e reconhecida pela Federação de Automobilismo. Começamos a promovê-la em 1988.

Esporte Ágil - Vocês realizam o Rock Demolição em outros Estados além de MS?

Valter - Nós ainda não realizamos nosso sonho de promover o Rock Demolição em dez capitais brasileiras, já que a logística de tudo isso é muito cara. Mas já o fizemos em Santos, São Paulo e Cuiabá.

Esporte Ágil - E como o rock entra nessa competição?

Valter - Nos primeiros eventos eu colocava várias bandas de rock, mas isso estressava o público, que não queria ouvir músicas e sim, ver os carros se quebrando. Agora nós temos a participação de um personagem que é o Mané Coxinha, ele faz performances com a guitarra enquanto a banda fica tocando e os carros se destruindo. Ele é um "animador de arenas", sobe em cima dos carros, chuta a guitarra e é muito engraçado, o público se diverte. Além de o Rock Demolição ser uma prova de muita adrenalina, serve também como entretenimento e atrai pessoas de diversas idades. A média de público que recebemos é de dez mil pessoas. No final da prova o público entra na arena para terminar de destruir os carros dando chutes e marretadas, deixamos eles extravasaram um pouco.

Esporte Ágil - Alguém já se machucou?

Valter - Nunca. A princípio a Federação achou que era perigoso, mas os carros são devidamente preparados. Na Fórmula 1, na Fórmula Truck e na Stock Car já morreram pilotos e a Demolição nunca matou nem machucou ninguém.

Esporte Ágil - Os pilotos constroem seus próprios carros?

Valter - Não, eu construo e eles me pagam pelo carro.

Esporte Ágil - O que é necessário fazer para participar do Rock Demolição?

Valter - Tem que ser maior de dezoito anos, assinar um termo de responsabilidade e então, é só se inscrever. Já tivemos uma garota participando, mas ela não teve muito sucesso porque desafiou o tetra campeão dentro da arena.

Esporte Ágil - A Federação apóia vocês?

Valter - Sim, para organizar precisamos pagar o alvará e ter a supervisão técnica dela.

Esporte Ágil - O evento acontece anualmente?

Valter - Realizamos o Rock Demolição todo ano aqui em Campo Grande. O único tetra campeão daqui, o Leandro, lançou um desafio pela internet. Ele desafia qualquer piloto que tenha vencido alguma etapa ou que seja campeão brasileiro.

Esporte Ágil - Você já participou de alguma demolição?

Valter - Não há como participar e organizar ao mesmo tempo, é muita coisa para coordenar. Para competir é necessária muita concentração. Meu filho participa.

Esporte Ágil - Os pilotos que participam correm em outras modalidades?

Valter - Temos o Zé Maria da Fórmula Truck, além de pilotos de gaiola e de outras modalidades.

 

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS