Bate-Bola | Da redação | 19/05/2006 14h13

Bate-bola: Vagner Silva de Almeida

Compartilhe:

Vagner S. de Almeida

O ex-atleta profissional de basquete, Vagner Silva de Almeida é um dos responsáveis pela criação da Federação Sul-mato-grossense de Basquete de Rua e Streeetbal (FESMABAS). Depois de 7 anos de basquete profissional, quando o ala defendeu as equipes paulistas do São José, de Cerquilho e do São Paulo FC, PIT/Corinthians (ele foi campeão brasileiro por essa equipe) e Blumenau/SC, Vagner retornou há 9 anos para Campo Grande, onde passou a atuar como professor de educação física da Funlec. Em entrevista ao site Esporte Ágil, ele falou sobre a criação da Federação e as características destes esportes que têm se popularizado em todo o país.

Esporte Ágil - Como está a pratica de streetball e basquete de rua em Campo Grande?
Vágner - O basquete de rua e o streetball têm crescido muito em todo o Brasil. Em Campo Grande, existem grupos de amigos que se reúnem em praças esportivas pra praticarem o esporte, nos parques do Sóter, Praça do Conjuto José Abraão e Belmar Fidalgo. No ano passado, realizamos três torneios de Streebal e vimos que existe uma demanda para prática desse esporte.

EA - Qual será o objetivo da federação?
Vagner
- O objetivo da FESMABAS será ajudar a Federação de Basquete, dando suporte nas comunidades. A federação é composta por um grupo de pessoas que buscam desenvolver mais o esporte. A idéia é expandir a prática do esporte para as ruas também, não apenas nas praças. Estas são modalidades novas, por isso esperamos dificuldades, porém buscaremos apoio dos órgãos públicos e das empresas, pois é um esporte barato e acessível. Além disso, o foco não está apenas nas competições, mas nos movimentos sociais, buscamos englobar cultura e lazer, praticando um basquete mais lúdico, mais divertido.

EA - Quais as características principais destas modalidades?
Vagner -
O streetball e o basquete de rua não englobam apenas o esporte, mas também inclui cultura (como música) e outros aspectos. A modalidade pode realizar várias competições, como o streetball, de trincas, assim como o basquete de rua, campeonatos de arremesso de três pontos, enterradas e outros. Além disso, há a interação com a música, como o hip-hop e o rap, o que atrai ainda mais público.

EA - Como o streetball se difere do basquete de rua?
Vagner -
O Streetball é realizado em meia quadra, com três atletas em cada equipe, em uma disputa de 21 pontos ou 10 minutos. Já o Basquete de Rua é disputado na "rua", com duas tabelas, quatro altetas em cada equipe, e com 2 tempos de 7 minutos e meio cada.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS