Bate-Bola | Da redação | 27/06/2006 16h15

Bate-bola:Tiago Camilo

Compartilhe:

Tiago Camilo

Campo Grande (MS) - O judoca Tiago Camilo tem uma carreira meteórica e de muita superação. Após conquistar a prata olímpica nas Olimpíadas de Sidney, em 2000, enfrentou tempos difíceis devido à contusões, mas à revelia do destino, continuou batalhando por seu espaço na seleção brasileira e para confirmar a condição de maior aposta do judô brasileiro atual.

Neste último dia 27 de junho, ele esteve em Campo Grande para apadrinhar o projeto Avança Judô, que consiste na inclusão social através da prática da modalidade, que vai oferecer atividades recreativas, pedagógicas e de iniciação no judô para crianças na faixa etária de 7 à 14 anos, moradoras no entorno do Aeroporto Internacional da Capital.

Atualmente, Tiago se prepara para o Jogos Pan-americanos 2007, no Rio de Janeiro, e cogita a troca de categoria, passando de meio-médio (atletas até 81 kg), para a categoria média (atletas até 90 kg). No Campeonato Brasileiro, lutando como médio, ele precisou de pouco mais de seis minutos no total para assegurar o título brasileiro, vencendo todos seus quatro adversários por ippon.

Em entrevista ao Esporte Ágil, Tiago falou sobre sua paixão pelo judô e a importância do esporte para o desenvolvimento das pessoas, além de comentar como anda a preparação para o Pan-americano 2007, que será realizado no Rio de Janeiro.

Esporte Ágil - Como estão os preparativos para o Pan-2007?

Tiago Camilo - Estamos em fase de preparação. O atleta tem que aprender a conviver e superar lesões e comigo não é diferente, como aconteceu depois de Sidney. Mas agora estou 100%, treinando no Oi/Sogipa, em Porto Alegre-RS e buscando minha vaga. Mudei de categoria, agora estou no meio-médio (até 81kg) e quero buscar a classificação e medalha.

Esporte Ágil - Você será o padrinho do projeto Avança Judô em Campo Grande?

Tiago Camilo - Sim. Este projeto está sendo desenvolvido em várias grandes cidades brasileiras e, em cada uma, um atleta olímpico é convidado para apadrinhar um pólo do projeto. Estou muito feliz por ter sido convocado para ser padrinho do projeto de Campo Grande.

Esporte Ágil - Qual a importância deste tipo de iniciativa para estas crianças, que são de uma região periférica, na maioria carente no esporte e no lazer?

Tiago Camilo - Vivemos em um país tão pobre em oportunidades, onde poucas pessoas têm oportunidades de praticar esportes, de ter uma melhor condição de vida. Então, acho que o judô, nesta iniciativa com a Infraero, dá um passo muito grande para a sociedade, ajudando estas crianças, dando oportunidade para crescerem, não apenas como atletas, mas como pessoa. Fico muito feliz em contribuir com estas crianças e a sociedade, pois nosso sonho de ser atleta é muito grande; porém devemos um pouco a sociedade. Isto é uma contribuição e me sinto honrado. Quero parabenizar a Federação e a Infraero por esta iniciativa, pela preocupação com as crianças brasileiras que estão abandonadas.

Esporte Ágil - Em sua opinião, qual a importância do esporte no desenvolvimento de uma pessoa?

Tiago Camilo - O esporte me trouxe muitas alegrias, muitas coisas positivas na minha vida. Eu acho o esporte acrescenta na vida de todo mundo, ajudando você na socialização, a ser uma pessoa mais persistente, disciplinada e educada. Assim, o esporte é uma área que deve ser mais trabalhada pelos nossos governantes, pois investir em esporte é investir em educação, segurança e saúde.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS